segunda-feira, agosto 18, 2008

Bolo chiffon triplo de limão siciliano com morangos para o aniversário da minha irmãzinha

English version

Triple lemon chiffon cake with strawberries for my little sister’s birthday

Ela pode não se parecer nadinha comigo, mas pelo menos uma coisa temos em comum: minha irmã ama cítricos, também.

Jessica, my brother and I

Quando ela era pequena, eu a carregava para todos os lugares – éramos como ervilhas e cenouras. :)

Às vezes, íamos comer um docinho no shopping e dentre todas aquelas sobremesas decadentes cheias de chocolate a escolha dela era sempre a mesma: torta mousse de maracujá. Na época, achava que era por causa da mania dela de me copiar em tudo o que eu fazia – as mesmas roupas, a mesma comida... Mas agora ela é uma adolescente super independente e o seu amor pelos cítricos e azedos continua: perguntei que sabor de bolo ela iria querer para seu aniversário e ela me pediu idéias. “Que tal chocolate + morangos? Ou limão + morangos?”, sugeri. E a resposta deixou a irmã mais velha cheia de orgulho. :)

Jessica

Adaptei três receitas diferentes do mesmo livro: uma para o bolo em si, outra para o recheio e uma terceira para a cobertura. O resultado foi um bolo extremamente macio – quase impossível de fatiar – com um toque delicioso e azedinho de limão. A receita que posto é para um bolo triplo de 22cm; usei formas de 25cm e por isso fiz umas contas malucas: preparei ¾ da receita da massa do bolo para duas formas, e depois metade daquela receita para a terceira assadeira. Para o recheio e cobertura, fiz as receitas abaixo + ¼ (sobrou ½ xícara de cobertura).

Jessica

Sei que não sou a única, mas aos 15 anos me sentia muito perdida e sozinha. Foi quando a Jéssica chegou às nossas vidas, trazendo muito amor e compreensão a um lar quase despedaçado. Ela foi um presente para todos nós e sempre tentei ao máximo ser uma boa irmã – para que agora ela, aos 15, não se sinta como eu naquela idade.

Triple lemon chiffon cake with strawberries for my little sister’s birthday

Bolo chiffon triplo de limão siciliano com morangos
do Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
8 ovos, claras e gemas separadas
¼ xícara (60ml) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano espremido na hora
1 colher (sopa) de raspas da casca do limão
1/3 xícara (80ml) de água
½ colher (chá) de cremor tártaro
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
1 ¾ xícaras (245g) de farinha para bolos*
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal

Mousse de chocolate branco e limão siciliano:
100g de chocolate branco picado
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco
1 clara de ovo
1 colher (sopa) de açúcar
raspas da casca de ½ limão siciliano
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1-1 ¼ xícaras de morangos fatiados

Cobertura (buttercream):
3 claras de ovo
¾ xícara (150g) de açúcar
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano espremido na hora
250g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Para decorar:
casquinhas de limão siciliano cristalizadas e/ou morangos frescos

Comece com o bolo: pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de três formas redondas de 22cm com papel manteiga mas não unte as formas.

Numa tigela média, misture as gemas, o óleo, o suco e as raspas de limão e a água.

Na tigela grande da batedeira, bata as claras com o cremor tártaro em velocidade média até espumarem. Aos poucos, junte ½ xícara (100g) do açúcar e continue batendo até formar picos moles.

Peneire a farinha, a xícara de açúcar restante (200g), o bicarbonato e o sal numa tigela bem grande. Misture. Faça um buraco no centro e nele despeje a mistura de gemas. Mexa, formando uma pasta. Junte ¼ das claras batidas e misture de baixo para cima, levemente, para dar leveza à massa. Adicione as claras restantes e misture delicadamente. Divida a massa entre as assadeiras preparadas.

Asse por 16 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Transfira as assadeiras para gradinhas e deixe os bolos esfriarem completamente. Para desenformar, passe uma faquinha sem corte nas laterais das formas e inverta-as para soltar os bolos – nem precisei fazer isso, pois os bolos soltaram das laterais da forma assim que começaram a esfriar. Retire o papel manteiga com cuidado.

Faça o recheio: derreta o chocolate com ¼ xícara de creme de leite em banho-maria. Misture até obter um creme brilhante. Retire do fogo, junte o suco de limão e misture bem. Reserve até que esteja em temperatura ambiente.

Bata o creme de leite restante com as raspinhas de limão até chegar ao ponto de chantilly. Numa outra tigelinha bem seca e limpa, bata a clara com o açúcar até obter um merengue brilhante e firme.
Misture o merengue ao creme de chocolate branco e misture delicadamente. Junte o chantilly e mexa rapidamente – não misture demais para não arruinar a textura da mousse. Mantenha na geladeira até a hora de usar.

Agora, a cobertura: coloque as claras na tigela grande da batedeira e acople o batedor de arame.

Numa panela pequena – não use panela de alumínio, cobre ou ferro - misture o suco de limão e o açúcar e leve ao fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, sem misturar, até que a calda atinja 115ºC.

Ligue a batedeira na velocidade média-baixa e, aos poucos, despeje a calda quente em fio sobre as claras, batendo sempre – cuidado para não deixar cair calda nos batedores (pode espirrar em você). Bata em veloc. média até que o merengue chegue à temperatura do corpo.

Passe a batedeira para a veloc. média-baixa e vá juntando a manteiga, várias colheradas por vez. Bata até formar uma cobertura amanteigada.

Montagem do bolo: coloque um dos bolos num prato ou suporte. Espalhe metade do recheio sobre ele e cubra com metade das fatias de morango. Coloque o segundo bolo e repita o procedimento com o recheio e morangos restantes. Finalize com o último bolo. Cubra o topo e as laterais do bolo com a cobertura e alise com uma espátula. Decore com as cascas de limão siciliano cristalizadas e/ou morangos frescos.

Rend.: 16-20 porções

Triple lemon chiffon cake with strawberries for my little sister’s birthday

52 comentários:

Rita disse...

Oi Patty

Nossa, nao sabia se ria ou chorava lendo o seu post. Me reconheci em muitas passagens; tb tenho um irmao temporao que e sempre foi meu xodo.... E o "peas and carrots"....Eu uso esse termo aqui a toda hora com meu marido, ele sempre se esborracha de rir (eu adoro Forrest Gump...)
Parabens pela mana, e pelo bolo, que parece lindo.

Unknown disse...

Olha só eim....

Um bolo maravilhoso, para uma pessoa maravilhosa, e sei que foi feito com todo amor e carinho que possa ter no mundo....

Beijos Querida...

=D

Letrícia disse...

Você é uma irmã muito doce e linda. Tão linda quanto esta maravilha de bolo chiffon.

subarrios disse...

Lindo!

Não apenas o bolo, que deve ser um pecado delicioso... mas tb ã foorma como falas da tua irmã, eu sendo a irmã mais nova de três identifico-me bastante! :)

***

Fabrícia disse...

Parabéns para sua querida irmã .... como é bom ter irmã....
O bolo ficou maravilhoso....imagino o sabor do limão envolvendo os morangos.
Bjs.

Luciana Macêdo disse...

Um presente inesquecível, sabor e lembrança andam juntos.
Bolos recheados não saõ o "meu forte",mas este me encantou e o sa bor...fico aqui imaginando.
Bjs!

Anônimo disse...

Oi querida,
Mas que coisa mais linda teu post, me deixou muito, muito emocionada! Lindo o teu amor pela tua irmãzinha... e o bolo... um espetáculo que ela com certeza merece!!
Você é uma fofura de pessoa... percebo isso nitidamente na forma como vc fala e no carinho com que faz as comidinhas...
Super beijo,

Mari

Silvinha disse...

Você descreve com tanta sensibilidade a relação com sua irmã que não dà p/ deixar de captar o amor entre vocês e o bàlsamo que foi a chegada dela.

O bolo é maravilhoso e jà foi p/ minha lista!

Beijos e parabéns p/ ela

Anônimo disse...

Oi Patricia,
adorei o seu bolo, mas melhor ainda foi todo o carinho que voce botou no post, contando essa historia sobre a sua irmazinha, as fotinhos! Enfim, tudo muito doce!! Parabens a voces duas!!
bjsss,
Giovanna

Lua Limaverde disse...

Que lindo, Pat! As fotos, a receita, a história...
Os quinze anos são um marco mesmo na vida das meninas, lembro que não foi uma época fácil pra mim também, mas acho que sua irmãzinha está tirando de letra, ainda mais com uma mana aparecendo com um bolo desses! :D Beijos!

laila radice disse...

Pat...

q lindoo!! lindo oq dissestes sore a Jesssica, linda a convivencia e o presente...ficou maravilhoso!!

bjos

Luciana disse...

Linda História e o bolo então...maravilhoso.parabéns Pat.

Fabi disse...

Pat, lindo post. O bolo então... Nem se fala! Eu sou suspeita pois também adoro os cítricos! Bjos!

Claudia Lima disse...

Ficou masravilhoso!
Felicidades a sua irmã!
Bjs :)

Isabel Salvador disse...

minha amiga ela só pode ter orgulho em ter uma irmão como tu,beijinhos muito grandes
felicidades para a tua irmã e para todos vós,jinhos

Anônimo disse...

Que linda sua história com sua irmã Patrícia, tenho certeza que ela nunca se sentirá só e perdida, vc é uma grande irmã e ela deve se sentir super orgulhosa por você fazer parte da vida dela! E o bolo, o que é isso amiga? Lindo, fofinho, parece uns bolos que vendem aqui no Japão...
Parab´ne á sua irmã... e a você também!
Beijos.

Anônimo disse...

Nossa, que declaração de amor linda! Até me emocionei.
Beijos.

Andreia disse...

Também tenho uma irma mais nova 11 anos do que eu e me identifiquei mesmo muito com as suas palavras. Antes dela nascer, sentia-me muito sozinha e perdida, desde que ela nasceu nunca mais senti isso!

Parabens para a sua irmã! Sabe, achei ela parecida consigo!

Bjs

Lolla disse...

Idem ibidem - dispenso qualquer chocolate por um bom bolo de limão!

Nossa, esse bolo por sinal tá com uma cara criminosa de tão boa. Lucky lil' sis! Parabéns pra ela, que aproveite muito essa idade linda (saudades dos meus 15 anos...).

Tina Lopes disse...

Tua irmãzinha tem muita sorte.

Tina Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Axly disse...

Antes de mais nada, parabéns a mana mais nova e a mais velha também!
Que linda história de amor tens com ela hein^^
E que bom que se preocupa pra que a vida dela seja melhor do que a tua foi nessa época. Esse é o sentido do amor!
Lindo bolo, adorei a escolha do sabor, também amo cítricos e azedos, um sabor e tanto, que permite muitas possibilidades.
Parabéns a debutante!
Kisss^^

Ana disse...

Que graca sua irma, e agora tbem conheci voce!!
Parabens para a irmazinha e por voce pelo bolo, lindo!
Ana

Akemi disse...

Que post maravilhoso e emocionante, Patricia! O amor e capricho com que este bolo foi feito só demonstra a grande ligação que vocês duas sentem uma pela outra! Parabéns a sua irmã e ao seu talento também, amiga! Bjs

Júlia Nascimento disse...

Puxa vida,depois de ver este bolo lindo e que seguramente deve estar delicioso,fiquei com inveja da sua irma!!Quando vce quiser outra irma,nao se acanhe nao,que eu adoro receber bolos hahahahaha
beijinhos;)

Patricia Scarpin disse...

Rita, também adoro o Forrest - já vi o filme umas 6 vezes... :)
Obrigada!

Big J., meu irmão querido, que bom que passou por aqui!
Te amo muito, mil beijos!

Lê, obrigada, querida.
xoxo

Psychic, ela é mesmo o meu xodó!
xx

Fabrícia, o limão combinou bem com os morangos, sim, amiga.
Beijoca!

Luciana, eu já adoro fazer bolos recheados. :)
Que bom que gostou, obrigada!
Beijos!

Mari, querida, obrigada pelas palavras doces! Eu realmente fico toda boba quando o assunto é a minha irmã caçula. :)
Beijo grande!

Silvinha, foi um bálsamo mesmo, para todos. A vinda dela mudou as nossas vidas para algo infinitamente melhor!
Beijos, querida!

Giovanna, obrigada por comentar! Eu não resisti a escanear umas fotinhas dela quando pequena, ela era tão fofinha!
Beijocas!

Luna, todos nós lá em casa tentamos fazê-la feliz e sabemos que ela se sente muito amada, isso é importantíssimo no crescimento de uma pessoa, né?
Beijo, querida, e obrigada!

Laila, obrigada, amiga!
xoxo

Luciana, obrigada!

Fabi, oba! Mais uma doida por cítricos para a nossa turma! :)
Beijoca!

Magia na Cozinha, muito obrigada!
Um beijo!

Belinha, super obrigada!
Beijo!

Andréa, muito obrigada, querida! Eu realmente quero que ela saiba o quanto é especial.
Beijo!

Mirella, obrigada pela visita e pelo comentário!
Um beijo!

Andreia, que bom saber que você também recebeu um presente maravilhoso como eu.
Ah, e fiquei feliz sabendo que você nos acha parecidas, obrigada!
Beijoca!

Lolla, obrigada! Ela está aproveitando bastante, sim!
Também troco qualquer chocolate por limão ou laranja. :)

Tina, eu também tenho sorte, amiga. Obrigada.

Axly, quero que ela tenha uma vida maravilhosa!
Obrigada pelo comentário e um beijo!

Ana, que bom, querida!
Obrigada e um beijo!

Clarice, minha amiga do coração, que bom que gostou, obrigada! Nós nos amamos muito, sim, e espero sempre poder estar por perto para cuidar dela!
Beijos!

Júlia, morri de rir com o teu comentário!
Beijo!

Simone Izumi disse...

Patrícia:
esse post foi o mais lindo de todos...de coração aberto!Muito obrigada por compartilhar a sua alegria conosco...tenho certeza que vc continua sendo a ídola de sua irmãzinha!
bitocas
si

Anônimo disse...

Patricia, parabéns pelo bolo, deve ter ficado uma delícia.bjs

Anônimo disse...

Patricia, quase me derreti em lá-
grimas e ainda choro cada vez que
leio o post sobre a Jéssica...! Tão
comovente! principalmente para mim
que também "tenho uma irmãzinha" da
qual já lhe falei em outra ocasião...! Beijos de luz! Glaucia

Cris disse...

Que post lindo, cheio de amor e uma lição para nós, você cuida tão bem de sua irmãzinha, que eu sempre acho que ela tem 10 aninhos. Parabéns para ela, é muito linda! E adorei ver a foto das duas! Beijos!

Valentina disse...

Tnho carinho pela tua irma so pelas historias que contas. E que linda homenagem. muito lindo este bolo- visual. Como ja se comeca comendo com os olhos a introducao e perfeita. A receita..uau. acho que vou copia-la. E as fotos fecham este festival.Este post eh uma explosao de carinho.nao tinha tido tempo de visitar quase ninguem esta semana por isso so vi o post agora.

Valentina disse...

Tnho carinho pela tua irma so pelas historias que contas. E que linda homenagem. muito lindo este bolo- visual. Como ja se comeca comendo com os olhos a introducao e perfeita. A receita..uau. acho que vou copia-la. E as fotos fecham este festival.Este post eh uma explosao de carinho.nao tinha tido tempo de visitar quase ninguem esta semana por isso so vi o post agora.

Kaira disse...

Patricia, descobri seu blog pelo Petiscos...e ADOREI!!!
Vou já no mercado comprar as coisinhas para este bolo de limão com morangos...ai,ai...bjs

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Daniella e sou de Brasília. Adoro visitar seu blog e aproveitando a homenagem à sua irmã, fiz essa receita hoje para o aniversário da minha irmã e simplesmente todos amaram! Parabéns! bjs

Beatriz Belliard disse...

lindo post, lindo bolo, lindo tudo, amei, bj

Unknown disse...

Queria ver a foto do bolo inteiro...

argas disse...

Este bolo é uma delícia! Postei mesmo agora a receita no meu blog, ainda que com recheio e cobertura diferente. Obrigada :) bjinho

Patricia Scarpin disse...

Argas, que bom saber - obrigada por vir me contar!
Beijo!

Mayara disse...

Sabe o que eu gostaria de saber.....não vi fermento na receita....este bolo não vai fermento mesmo??? Aguardo resposta.
Grata!!!

Patricia Scarpin disse...

Não, Mayara, não vai fermento.

Mayara disse...

Ok.... muito obrigada !!!

Milena disse...

Olá, Patrícia! Td bem?

Estou escrevendo para dizer que fiz a massa e me surpreendi: ficou extremamente fofo e cresceu super bem. Não fiz o recheio, mas até queria te perguntar se o bolo aguenta, pois ele ficou muito aerado mesmo.

Obrigada por essa divina receita!

Ah, será que dá para fazer de chocolate?

Gd abraço,

Milena

Patricia Scarpin disse...

Oi, Milena, tudo bem?
Dá para rechear os bolos, sim, pode ir sem medo. Há receitas de bolo chiffon de chocolate na Internet, seria melhor do que tentar transformar esta receita.
Um beijo!

Filipa disse...

Olá Patrícia,
Finalmente fiz este bolo no fim de semana que tinha na minha todo list há seculos. Não queria deixar de dizer o quanto maravilhoso é. Só alterei a cobertura, fiz o bolo e recheio e adoro tudo, desde a sua beleza, textura e sabor.
Deixo aqui o resultado em foto se tiver curiosidade:
http://welc-home.blogspot.pt/2012/11/gipsy-mode.html

Muito obrigada pela linda receita!
um beijinho,
Filipa
www.welc-home.blogspot.pt

Daniela disse...

Adorei a receita, vou testar hoje! Rs.
Só fiquei com uma dúvida. O bolo fica molhadinho? Ou posso molhar com alguma coisa sem correr o risco dele desmontar? Rs

Muito obrigada! :)

Patricia Scarpin disse...

Daniela, eu não acho que seja necessário molhar o bolo com nada. Mas eu não gosto desses bolos molhados que temos aqui no Brasil, se vc gostar talvez seja melhor testar outra receita, eu tenho receio de esta aqui não aguentar e ficar mole demais.

Anônimo disse...

Oi minha linda Parabens o bolo esta lindo , mas me tira uma duvida :) vc diz que fez o bolo de 22cm mas que usou A receita que posto é para um bolo triplo de 22cm; usei formas de 25cm e por isso fiz umas contas malucas: preparei ¾ da receita da massa do bolo para duas formas, e depois metade daquela receita para a terceira assadeira nao entendi para fazer a receita que vc postou eu uso qual forma ??? e é uma so ou tres ??? me perdoe mas nao consegui entender mas amei a receita e queria muito fazer pro meu filhote bjao querida e deus te abencoe debbie

Patricia Scarpin disse...

Debbie, use formas de 22cm.

Rachel disse...

Oi Patrícia! To querendo fazer esse bolo para minha bodas de papel. Mas só para mim e meu esposo. Posso dividir todos ingredientes da receita pela metade? E não moro no Brasil o que posso substituir o creme de tártaro? Não sei se encontro por aqui. Obrigada!

Rachel disse...

Oi Patricia! Esqueci de perguntar :)
Para o butercream como faço para dividir os ovos para metade da receita? Quanto ovos você acha que seria bom. Obrigada novamente.

Patricia Scarpin disse...

Raquel, é um bolo de três camadas, logo, se vc dividir a receita por dois não vai dar certo. Se vc quer fazer apenas um bolo de duas camadas, deve fazer 2/3 da receita. Não sei o que pode ser utilizado no lugar do cremor tártaro - sei que em alguns países, como aqui, ele é encontrado em lojas de artigos para confeitaria. Dividir ovo é uma coisa complicada, eu às vezes faço isso batendo o ovo em uma tigelinha e usando apenas metade dele, mas não me responsabilizo se não der certo.

EDNA disse...

Tudo que você escreve é lindo