segunda-feira, agosto 11, 2008

Bolo de maçã de Dorset

English version

Dorset apple cake

Posso começar “dizendo” que vocês são o máximo? Obrigada por todos os votos de felicidade para a minha casa nova; vocês colocaram um sorriso neste rosto exausto. :)

Ainda tenho algumas caixas para abrir, mas pelo menos agora o lugar parece um lar e não um depósito. :)

Ainda não preparei nada de baking na minha cozinha nova e a única coisa que cozinhei foi um espaguete rápido para o almoço de ontem – eu e o João não agüentávamos mais comer sanduíche. Por sorte, ainda tenho receitinhas para postar enquanto vou organizando minha casa.

Este bolo foi um sucesso: eu o dividi com algumas pessoas e todo mundo amou. Ficou úmido e macio. Fiquei preocupada quando o centro do bolo afundou, mas o João viu a receita original e disse que o bolo da foto parecia ter afundado, também. Decidi não ser tão dura comigo mesma e acreditar na opinião do marido – mesmo que as habilidades culinárias dele se resumam a ferver água. :)

Dorset apple cake

Bolo de maçã de Dorset
da Delicious magazine

225g de manteiga sem sal, amolecida
450g de maçãs verdes, do tipo Granny Smith
raspas da casca + o suco de 1 limão siciliano
225g de açúcar refinado + um tanto extra para polvilhar sobre o bolo
3 ovos grandes
225g de farinha de trigo com fermento
2 colheres (chá) de fermento em pó
25g de farinha de amêndoas/amêndoas moídas
1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo claro

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de aro removível funda de 25cm – usei uma de fundo removível – e forre o fundo com papel manteiga.

Descasque as maçãs, retire os miolos e corte-as em pedacinhos de 1cm. Coloque-os numa tigela e junte o suco de limão, misturando bem – assim, as maçãs não escurecerão.

Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar (225g) e as raspas de limão até obter um creme leve e claro. Junte os ovos, um a um, e alterne-os com um pouquinho de farinha para que a massa não pareça talhada.
Peneire a farinha restante e o fermento sobre a tigela, junte as amêndoas moídas e gentilmente junte tudo, de cima para baixo, com uma espátula. Escorra as maçãs e misture-as à massa.
Transfira a massa para a forma preparada, nivele-a com uma espátula – é uma massa bem espessa – e polvilhe tudo com o açúcar mascavo. Leve ao forno por 1 hora ou até que cresça bem – faça o teste do palito. Se o bolo começar a corar depressa demais, cubra-o com papel manteiga depois de 45 minutos de forno.
Deixe esfriar na forma por 10 minutos. Desenforme o bolo e coloque-o no prato de servir. Polvilhe-o com bastante açúcar refinado. Corte o bolo em fatias generosas e sirva morno com uma colherada de clotted cream – servi com iogurte.

Rend.: 8 porções

22 comentários:

Ana disse...

Lindo o bolo e a apresentacao esta impecavel Patricia! Ameu o guardanapo amarelinho de bolinhas!!
Ana

Clumbsy Cookie disse...

Acho que o teu marido tem razão sim! Espero que te estejas a instalar bem na casa nova!

subarrios disse...

Esse bolo está super apetitoso!!

Aproveito para desejar muitas felicidades para a tua vida na nova casa!!

**

Silvinha disse...

Este bolo parace delicioso, Pat! Ja esta na minha "to do list". E amei o prato, lindo!!!

Beijos e boa semana!

Cláudia disse...

Pat, este bolo deve ter uma delicadeza no sabor, gostei de ter farinha de amêndoas, apesar de querer umas dicas suas de onde comprar (a Cris ganhou de uma amiga que foi para o exterior) e sei que pode-se fazer em casa, mas fica úmida (para fazer macarrons é difícil). Depois você me fala.

A foto está linda para variar.


bjs

Anônimo disse...

Oi Patrícia querida,
Felicidades mil na casa nova, que ela te traga muitas alegrias!
Esse bolo ficou lindíssimo! E você traz novidades (para mim q sou meio que iniciante... rs) aqui que me deixam com água na boca... nunca fiz nada com limão siciliano, mas estou louca para experimentar... esse findi devo ir ao Mercado Municipal comprar, pois não encontrei no Extra e nem nos mercados próximos aqui de casa... farinha de amêndoas também não sei onde encontro... onde vc compra?
Esse lindo bolo com certeza é mais um que entrou para minha imensa "to do list"...
Ah... sexta passada fiz os cookies prestígio que vc postou... ficaram divinos... só consegui comer um, pois meu marido comeu 12 e minha filhota 16, dos 29 q consegui.. kkk
Super beijo e ótima semana pra ti,

Mari

Anônimo disse...

Receitas com maças sempre são muito saborosas, de vez em sempre preparo alguma coisa com maça, e esta ja foi pra minha listinha!
E que bom que você ainda tem novidades para postar... e a minha listinha so que aumenta, rs!
Beijinhos.

Fabrícia disse...

Patrícia o bolo é um luxo mas o guardanapo....eu queroooooooo.
Bjs.

Fabi disse...

Pat, mesmo arrumando a casinha nova vc encontra ânimo para postar e ainda com fotos tão lindas! A Fabricia falou do guardanapo, mas eu amei mesmo o prato!! E o bolo está bem apetitoso! Muitas felicidades para vocês na nova casa! Bjos!

Akemi disse...

Amiga, que luxo este bolo neste pratinho de sonho! Amei ainda mais por ser de maçã, adoro bolos com frutas!
Que bom que está tudo se ajeitando no novo lar, querida! Que a felicidade esteja sempre com vocês! Bjs

Isabel Salvador disse...

mas está lindo o teu bolo amiga,e decerto muito saboroso,confia no marido que eles até sabem umas coisitas,jinhos kida

Lolla disse...

Mudança é triste, mesmo. Enfiar a vida em caixas, transportá-las (a pior parte, na minha opinião), desencaixotar tudo e achar lugar para as coisas (a parte nem tão ruim, na minha opinião). Mas a menos que a gente dê sorte de nascer num lugar onde queira e possa morar pro resto da vida, é mal necessário.

Força e paciência, aí. Aí não tirei minha última mudança da cabeça. Mas uma hora acaba a poeira, a bagunça, a ansiedade e a gente se instala. :)

Esse bolinho me parece simples (o único problema é cortar a maçã em perdaços tão pequenos - preguiiiiça, haha). E eu adoro berinjela. Essa receita parece deliciosa, vou testar também. :)

Letrícia disse...

Oba, casa nova! Que ela traga muitas felicidades para todos vocês!

E o que é esse bolo, hein? Quase consegui sentir o cheiro dele! E fica tão fofo...

Beijos!

Mari Rezende disse...

Aaaai, que bolo lindo... Dá vontade de ficar olhando séculos antes de comer, hehehe!
Beijinhos

Júlia Nascimento disse...

Lindo bolo!Sorte na nova casa ,pasciencia,mudança sempre é um saco,mas um dia acaba hahaha
beijinhos Júlia

Patricia Scarpin disse...

Ana, obrigada, querida!

Rita, estamos nos ajeitando!

Psychic, muito obrigada!
Um beijo!

Silvinha, depois me conta! E o prato foi presente de um blogueiro querido.
Beijoca!

Cláu, apesar de serem só alguns gramas, a farinha de amêndoas faz uma diferença gostosa. Compro na Barra Doce, em Moema, me sei que eles entregam pelo correio (www.barradoce.com.br)
Beijo!

Mari, obrigada! Que bom vê-la por aqui novamente!
Eu compro sempre no Pão de Açúcar, às vezes encontro no Extra, mas acho que tem época, pois não é sempre. Quando encontro, compro logo um montão. :)
A farinha de amêndoas compro na Barra Doce (www.barradoce.com.br),mas acho que no Mercadão deve ter, também.
Que bom saber que a família aprovou os cookies.
Beijo grande!

Andréa, querida, hoje mesmo vou postar um macarrão. :)
Beijoca!

Fabrícia, obrigada!

Fabi, o prato foi presente! Um blogueiro me mandou lá da Califórnia - é um produto da linha Martha Stewart.
Beijoca!

Clarice, obrigada, querida! E a maçã verde não deixa o bolo muito doce, sabe?
Beijoca!

Belinha, obrigada!

Lolla, agora já está tudo mais ajeitado, mas nos primeiros momentos me deu vontade de chorar. :)
Põe o marido para cortar a maçã. :)
Beijo, querida!

Lê, obrigada!
As amêndoas dão um toque super gostoso.
Beijo!

Mari, obrigada!
xoxo

Júlia, já está acabando, risos.
Beijo!

Simone Izumi disse...

Patrícia:
o seu bolo ficou com formato aerodinâmico o que é muito difícil de se fazer!!!!rs....
Báhhhh, para mim ficou mais que perfeito e apetitoso...adorei o seu prato de bolo! Ahn, e sua toalhinha amarela também!rs
bjs

Valentina disse...

Achastes clotted cream? que bom. nao ha nada melhor que um bom clotted cream. dorset e uma linda regiao da inglaterra e pelo visual do bolo ele fez just a origem. A louca e maravilhosa. branca e muito elegante.

Valentina disse...

Achastes clotted cream? que bom. nao ha nada melhor que um bom clotted cream. dorset e uma linda regiao da inglaterra e pelo visual do bolo ele fez just a origem. A louca e maravilhosa. branca e muito elegante.

Laurinha disse...

Pat, que delícia de bolo.......
vou anotar para experimentar!
Beijinhos

Anônimo disse...

Fiz a torta de maçã de Dorset e ficou divina!!! Amei o blog, mega fofo, virou minha referência, vou fazer toda semana uma receita (mas essa semana vou atender um desejo do maridão e fazer uma NY cheesecake!!!).


Fernanda Seligmann (Rio de Janeiro/Ipanema - RJ)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Fernanda! Tudo bem?
Que notícia ótima! Obrigada por me contar, adorei saber!
Beijo!