sexta-feira, agosto 22, 2008

Bolo ultra úmido de amêndoas e limão siciliano

English version

Damp lemon and almond cake

A KJ e seu divertido desafio têm sido uma inspiração para mim. Tenho tantos livros e revistas bacanas... E mesmo assim sempre opto pelos mesmos.

Quero usar mais os outros livros, aqueles que não tenho tirado da prateleira por séculos. Decidir o livro não foi uma tarefa fácil; a receita, entretanto, foi escolhida num piscar de olhos.

A Nigella diz que se vocês conseguirem resistir ao bolo – o que acho difícil – podem embrulhá-lo em duas camadas de papel alumínio e guardá-lo por uns dias, para que tanto o sabor quanto a textura úmida fiquem mais apurados. Não sei se dá certo, pois não sobrou bolo nenhum para ser embrulhado. :)
Acho que o único meio de descobrir se a Nigella está dizendo a verdade é fazer dois bolos de uma só vez. :)

Damp lemon and almond cake

Bolo ultra úmido de amêndoas e limão siciliano
do How to Be a Domestic Goddess

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (150g) de açúcar
4 ovos grandes
1/3 xícara (47g) de farinha de trigo
1 1/3 xícaras de farinha de amêndoas
½ colher (chá) de essência de amêndoas
suco e raspas das cascas de 2 limões sicilianos

Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre o fundo de uma forma redonda de 20cm de aro removível com papel manteiga – usei uma de fundo removível.

Bata a manteiga e o açúcar até que fiquem quase brancos. Junte os ovos, um a um, seguidos de ¼ da quantidade de farinha a cada adição. Quando todos os ovos e toda a farinha tiverem sido incorporados, misture delicadamente a farinha de amêndoas, a essência de amêndoas, o suco e as raspas de limão. Despeje a mistura na forma preparada e leve ao forno por 1 hora, checando após 50 minutos – talvez seja necessário cobrir o bolo frouxamente com papel alumínio após 30 minutos para que o topo não queime.
Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto e não o asse em demasia ou não obterá a textura úmida.
Retire o bolo do forno e deixe-o na assadeira por 5 minutos. Vire-o numa gradinha e deixe esfriar completamente.
Corte em fatias e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 6-8

37 comentários:

Anônimo disse...

Ai que delícia de bolo Patrícia. e
Estava pensando em fazer novamente o de laranja com calda nesse fim de semana, mas acho que vou trocar de receita. Eitha decisão dificil, rs!
Beijão e bom fim de semana.

Unknown disse...

Oi Patricia :)
Deu vontade de pegar um pedaço e comer. HUmmmmmmmmm
beijo e bom fim de semana!

Sabrina disse...

Que maravilha de bolo, parece ser fofo, e ao mesmo tempo úmido, do jeito que eu gosto.
Beijos

Clumbsy Cookie disse...

Limão e amêndoas... Não há nada a dizer! É lindo lindo e com uma textura perfeita!

subarrios disse...

Estas suas receitas são uma tentação!

Adorei!

***

Anônimo disse...

Oi Patricia, deve ter ficado muito bom mesmo e estou louca pra tentar aqui em casa, mas tenho uma dúvida, você compra a farinha de amendoas ou faz a sua caseira??
Te pergunto pq fui comprar e achei o preço um tanto alto.
Beijos

Valentina disse...

Este bolo deve ser realmente bom. Os ingredientes sao nota dez. e adoro foto que nos deixa ver a textura.

Laurinha disse...

Não consegui dizer o que é melhor: se bolo com amêndoas, se com limão, se bolo fácil, se...
o fato é que adorei a sugestão!
Anotado para experimentar!
Beijinhos

risonha disse...

oh meu Deus... a foto está de arrasar!!
espera um pouco que eu vou buscar uma chávena de café para acompanhar o bolo.

Anônimo disse...

Patricia,
Sempre (todo dia) entro no seu blog e o que mais me chama atenção além das receitas deliciosas, são os guardanapos e toalhas que vc usa. Cada combinação linda, cada estampinha meiga... Sou apaixonada por mesas bem arrumadas e me inspiro muito nas suas fotos. Estou me programando para ir em algumas lojas de tecido em São Paulo procurar uns lindos para fazer iguais os seus. Só pra matar minha curiosidade: Vc adquire tudo pronto??
Mil beijinhos e ótimo fim de semana.

Glau disse...

Menina, que bolo é esse? as lombriguinhas aqui da minha barriga até pularam!

bjos

Anônimo disse...

Oi querida,
Mas que coisa mais linda esse bolo... quase que consegui sentir o cheirinho dele daqui! rsrsrs
Vou ter que comprar a farinha de amêndoas e tentar... o pessoal aqui também gosta muito de cítricos, acho q vão amar um bolo desses.
Ah, fiz ontem tua receita de pãezinhos de parmesão... ficaram MA-RA-VI-LHO-SOS!! Foi a segunda vez que fiz pão (na primeira não fui bem sucedida), estava apreensiva e com medo, mas deu super certo... só tenho a te agradecer de coração por tanta receita gostosa e bonita!
Super beijo e ótimo findi,

Mari

Marcia Rosa disse...

Patricia,
É a primeira vez que deixo um recadinho por aqui, mas seu blog já está na minha listinha de preferidos!
Também adoro amendoas, citricos...este bolo está com uma textura incrivel!Parabéns
Bjs

Odete disse...

Que combinacao perfeita de ingredientes. Comigo tambem nao sobraria nada.
bjs

Cláudia disse...

Se é fáci (tô dentro) e tem o seu aval! Receita anotada! Esta tentador.

bjs

Silvinha disse...

Pat, que delìcia! Lembrou-me daqueles bolos ùmidos deliciosos embrulhados em papel alumìnio, com a vantagem de não ter coco! (não gosto muito)

Irei fazê-lo em breve!

Beijos e bom final de semana!

carmencita disse...

Limão e amendoa, dois ingredientes que adoro.Também acredito que se o fizer não vai ter como embrulhar e esperar dois dias, imagine.
Concordo contigo tem que se fazer dois, um pra já, e o outro quem sabe rsrs.Anotadíiiiissimo.Bjss e bom fim de semana.

Axly disse...

Ai que bolo é esse!?
Fiquei morrendo de vontade... realmente não dá pra testar se dá pra guardar não.
Talvez precise de uns três bolos.
Huahuahuahuahuahua!
Kisss^^

Cinthya Rachel disse...

oie! vai ter encontro das blogueiras de sp no dia 6, na starbucks do shpooing bourbon, as 13:00. ia ser ótimo te ver por lá! um beijo

laila radice disse...

eu adoro bolos branquinhos...e ainda mais com os adjetivos, úmido e fofinho...sendo de amendoas e limão...nossa sonharei com esse pratinho!!!bjs

Unknown disse...

Que bolo maravilhoso...já vi tantas receitas no seu blog com limão siciliano que vou tentar essa para ver que gosto tem.
ah...achei o termômetro de forno e a balança digital...os cookies que me aguardem...bjs

Patricia Scarpin disse...

Andréa, espero que você goste!
Beijoca!

Ronize, obrigada!
Um beijo e ótima semana para você!

Sabrina, ele é mais denso, não é um bolo fofinho.
Beijo!

Rita, obrigada, querida!

Psychic, obrigada! :)

Paulinha, eu compro. Infelizmente, é cara mesmo, pois as amêndoas não são baratas... :(
Beijo!

Tina, é bem azedinho, do jeito que gosto.

Laurinha, e é receita da Nigella! :)

Risonha, corre! :)

Mirella, os tecidos compro na Cinerama e os guardanapinhos compro numa loja na Vila Madalena chamada Roupa de Mesa. Acho que você iria adorar!
Beijos!

Glau, obrigada! :)
Beijo!

Mari, ele é bem azedinho, tem que gostar de limão, viu?
Fiquei felicíssima sabendo da sua experiência com os pãezinhos! Obrigada por me contar!
Beijão!

Marcia, que bom que comentou, obrigada!
Um beijo!

Odete, os sabores combinam bem, sim. :)
Beijoca!

Cláu, é fácil, sim!
Beijos!

Silvinha, quem sabe este bolo não tira a bronca que você tem da Nigella? ;)
xoxo

Carmencita, também acho uma tarefa ingrata, além de impossível. :)
Obrigada e um beijo!

Axly, com três vai funcionar! :)
Beijo!

Cinthya, querida, obrigada por me avisar!
Beijos!

Laila, ele é denso, amiga. Mas é gostoso!

Carla, tenho certeza de que muitas delícias sairão da sua cozinha!
Um beijo e boa sorte!

Talita Lopes disse...

Olá! pode dizer onde você compra a farinha de amendoas, please?! Não encontro em lugar nenhum!

Obrigada!

talitac.lopes@gmail.com

Patricia Scarpin disse...

Talita,
Compro na Barra Doce, em Moema (www.barradoce.com.br).

Boa sorte!

Rhosanna disse...

Olá !!!
Amei este bolo de limão, mais uma vez parabéns!!!!
Muita luz!

Rosana/Brasilia

Patricia Scarpin disse...

Rhosanna, que notícia boa! Obrigada por me contar!

Anônimo disse...

Oi Patrícia! Td bem?
Conheci recentemente seu blog e decidi testar essa receita tão apetitosa. O bolo está no forno agora, mas estou apreensiva pq a massa talhou qdo eu adicionei o limão. O que vc faz para que isso não aconteça?
Obrigada e parabéns pelo blog!
Roberta

Patricia Scarpin disse...

Oi, Roberta! Tudo, e vc?
Para evitar isso você pode adicionar uma colherada de farinha (ou dos ingredientes secos que serão usados na receita). Eu geralmente continuo com a receita normalmente, não me preocupo com isso pois depois de adicionar os ingredientes secos a massa fica "normal".
Bj!

Anônimo disse...

Oi Patrícia! Obrigada pela resposta!
A massa foi para o forno talhada, mas o bolo saiu lindo e delicioso! Obrigada por compartilhar.
E, só pra vc saber, guardei um pedaço na geladeira (como a Nigella sugere) e provei hj no café da manhã, mas apreciei mais a versão fofinha do dia do cozimento!
Bjs!
Roberta

Patricia Scarpin disse...

Roberta, que bom que deu tudo certo no final!
Na verdade, a Nigella recomenda guardar o bolo em temperatura ambiente (bolos geralmente ficam mais durinhos na geladeira). Bem, fica a dica!
Bj e obrigada por vir me contar o resultado!

Anônimo disse...

Patricia eu vi esta receita no domingo na Gnt e andei como louca atras dela na internet e hoje vi a sua mas la na receita nao vai a farinha normal so fala 200grs de farinha de amendoas ate nao fiz pois nao achei esta farinha, o que me chamou atencao do bolo foi a textura macia dele pois os bolos de fuba sao mais encorpados nao tao fofos eu vi neste blog http://nossasreceitas.com/SOBREMESAS/bolo_polenta_limao.htm ela mas diferente quero tentar a sua e queria saber se voce tem mais receitas da Nigella amei o programa dela e tem uma receita dela que queria tbm é os brownies da Nigella se vc tiver te agradeço bjus esta de Parabens :)

Anônimo disse...

Patricia a r receita que achei de broenie dela e esse http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&rurl=translate.google.com.br&sl=en&tl=pt&twu=1&u=http://www.lifestylefood.com.au/recipes/14912/everyday-brownies&usg=ALkJrhiz6F9qdozgSn4DTlPHTpJa-3eJcg mas estranhei que este vai bacon e tem a mesma qtde da receita que ela postou mas nao consegui pegar tudo da uma olhada na receita bjao

Patricia Scarpin disse...

Debbie, a receita que você viu na TV não é essa que publiquei. É de outro livro da Nigella. Tenho, sim, outras receitas da Nigella, é só procurar no blog. A receita de brownie dela não leva bacon, não sei de onde você tirou essa idéia.

Carol Maia disse...

Oi Patricia,tudo bem? Mesmo que muito tempo depois de você ter postado a receita, achei que valia um comentário!! Hoje esse bolo finalmente saiu da minha lista de espera e foi para a assadeira... Que coisa divina!!! Fácil de fazer, suuuuper sofisticado, quase sem açúcar e com sabor e textura sem igual! Nunca havia feito nada parecido! Super obrigada sempre, querida!! Beijo grande!

Patricia Scarpin disse...

Carol, tudo, e vc? Pois eu amei saber que o bolo deu certo e que foi sucesso! Que notícia boa, menina! Obrigada por vir aqui me contar. Beijo!

Naty disse...

Meu deus, eu fiiiiiiz esse bolo no final de semana!!!! DELICIOSO!!!!!!
Obrigada por compartilhar receitas tão gostosas e fazer meus dias mais felizes (apesar de engordativos ahhahah).
Foi muito difícil parar de comer para deixar pra o restante da família hahahahaha!!!!!!
Beijos!!!!!!!!

Patricia Scarpin disse...

Naty, adorei saber que o bolo fez sucesso! Obrigada a você por vir aqui me contar! Bjs!