sexta-feira, agosto 15, 2008

Cookies com gotas de chocolate e amêndoas

English version

Chocolate chip and almond cookies

Um episódio de “Law & Order – Criminal Intent” me fez pensar sobre substituições – mais precisamente, nas que funcionam ou não.

Por mais que eu adore o Mr. Big, o que é que ele está fazendo no lugar do Robert Goren? O personagem é a alma do seriado e o Vincent D’Onofrio é absurdamente fantástico (sim, sou muito fã dele). Pra mim, uma péssima substituição – o Chris Noth deveria voltar ao outro L&O.

Estes cookies, entretanto, me surpreenderam de uma ótima maneira. Sempre vejo pecãs ou nozes sendo adicionadas aos cookies de gotas de chocolate – eu mesma já os fiz assim – mas nunca amêndoas. Por isso mesmo quis experimentar a receita. Além de render uma tonelada de cookies – o que foi bárbaro, já que a minha intenção era dividi-los com um grupo grande – a combinação de chocolate e amêndoas realmente funciona.

Chocolate chip and almond cookies

Cookies com gotas de chocolate e amêndoas
daqui

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (175g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar granulado
2 colheres (sopa) de glucose de milho
1 colher (chá) de baunilha
1 ovo grande
2 ¾ xícaras (385g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
335g de chocolate meio amargo, picado ou em gotas
1 xícara (112g) de amêndoas tostadas e picadas – usei amêndoas em lâminas

Pré-aqueça o forno a 190ºC e forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga ou papel alumínio.

Com a batedeira em velocidade média-alta, bata a manteiga, os açúcares mascavo e granulado, a glucose de milho e a baunilha por 3 minutos. Adicione o ovo e bata para misturar.

Numa outra tigela, peneire a farinha, o sal e o bicarbonato. Reduza a batedeira para a velocidade baixa e acrescente os ingredientes peneirados. Junte o chocolate e as amêndoas e misture.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra.

Asse até que dourem nas extremidades, 12 a 15 minutos. Deixe os cookies nas assadeiras por 5 minutos, transfira-os para uma gradinha e deixe que esfriem completamente.

Rend.: 60 unidades

17 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Perfeitos para a hora do cafezinho.
Bjs!

Dani Bros disse...

Estão magníficos!!! Parece com uns que vi Martha Stewart fazer no programa quando passava no GNT e nunca me esqueci deles.
Vou anotar já!
Bjks

Unknown disse...

Nossa a cara deles estao de arrasar, mas meu comentario vai para complementar sobre o seriado e o ator!!!!!
Tbm nao entendo o que acontece no seriado de cada semana ser uma dupla diferenta, mas nada tira o charme e o mérito do vincent.
Ele é o maximo e nessa ultima temporada esta melhor ainda.
beijos

Natália Eleutério disse...

Ficaram fantásticos dá vontade de dar uma trinca, bjs

Simone Izumi disse...

Diva Cookie-san:
que delícia!!!! Mais um para a minha listinha!!!
Estou assando cookies neste exato momento...cookietherapy é tudo...
bjs!

Anônimo disse...

Oi Patrícia querida,
Lindos, lindos, lindos esses cookies (como tudo o q vc faz)!! Receita anotada e devidamente inserida no infindável to do list... rsrsrs... amanhã é aniversário do meu sogro, e vou fazer os cookies de macadâmia com chocolate branco para ele... depois te conto!
Vou seguir tua sugestão de pesto, depois te conto como ficou... a receita parece ser muito tranqüila, acho q vou amar e viciar.... rs....
Beijos e ótimo fim de semana,

Mari

Mari Rezende disse...

Patrícia, adorei o rendimento!!! 60 cookies?! UAU!
Vou passar uma semana comendo cookies, hehehe... Tudo que há de melhor nessa vida, né?
Beijinhos

Anônimo disse...

Patrícia, já percebeu que vou virar cookie-maníaca né? rs. O pão ficou saborosíssimo, encontrei as ervas de Provença em um mercado de importados aqui! Não sobrou nenhum pra contar história! rs!
Beijos amiga.

Anônimo disse...

Patrícia,
Eu sou superfã do Law & Order - SUV (Special Victims Unit)!!! Aliás, sou fissurada por séries de investigação policial!
Além de adorar cookies, sou fã de frutas secas, sejam elas quais forem, por isso voto à favor das amêndoas! hehehehe
Embora seja taurina (= avessa a mudanças), sou a favor de substituições, mas concordo com vc quanto à Chris Noth ser a alma (e a cara) do L&O.
Mr.Big, 'pede pra sair!" [rs]

Bjo.
Elaine

Valentina disse...

Olha, concordo com voce 100%. O Chris North just can't raise to the occasion. O vincent moldou o papel e sem ele é muito estranho. Not very belieavable. It has put me off watching it somehow. Que bom a substituição dos cookies deu certo e ficou bem do agrado. Amêndoas são muito versáteis e em geral formam um bom par.

Axly disse...

Que delícia de cookies!
Receita anotada!
Kisss, ótima semana^^

Patricia Scarpin disse...

Luciana, obrigada!
Beijo!

Donna Dani, espero que goste!
Beijo!

Ronize, quando começa a abertura fico de dedos cruzados para que seja um episódio com o Vincent. :)

Nani, obrigada!

Simone, querida, que bom que gostou!
xx

Mari, quanta responsabilidade: cookies para o sogro! Espero que ele goste!
Beijo!

Mari Rezende, rende bem mesmo! :)
Beijo!

Andréa, nós vamos ter que fundar uma associação para os viciados em cookies. :)
E que bom saber do pão!
Beijo, querida!

Elaine, também adoro o SVU, mas o Vincent D'Onofrio tem um lugar especialíssimo no meu coração. ;)
Na verdade, o que eu quis dizer é que o Vincent é a alma do L&O CI.
Beijo!

Tina, vamos ver o que acontecerá! :)
Beijos!

Axly, obrigada!
Boa semana para você também!

Fabrícia disse...

Mas que belos cookies .... me senti em casa com esse guardanapo de bolinha...
Bjs.

Anônimo disse...

Olá,
Você saberia me indicar um bom substituto para o ovo? Tenho alergia, mas adoro cookies..snif =(
Obrigada,
Cy

Patricia Scarpin disse...

Oi, Cy!
Essa receita aqui não leva ovos.

Espero que goste!

Ma disse...

Fiz, aprovado e recomendado!!!!
Amei

Patricia Scarpin disse...

Ma, adorei saber - obrigada por me contar!