terça-feira, agosto 05, 2008

Cookies de limão siciliano com sementes de papoula... e nada de sementes de papoula por aqui

English version

Lemon poppy seed cookies

Depois de postar este bolo recebi alguns comentários e emails perguntando onde tinha conseguido encontrar sementes de papoula, pois estão em falta no mercado. Eu não tinha idéia disso, pois estava usando um pacotinho comprado antes da confusão toda.

Liguei na Bombay e a funcionária me contou que a semente de papoula havia sido proibida por um tempo; agora, não mais, mas as regras para a importação são tantas que as empresas não estão trazendo o produto. Fiquei tão indignada com isso! Não discuto política aqui porque não é o objetivo do blog e respeito quem me lê, mas achei o fim da picada proibir as sementes de papoula quando tanta coisa ilegal e incorreta acontece no Brasil.

Posto esses cookies super gostosos que fiz há um tempão com esperança de que esta palhaçada termine logo e todos nós possamos voltar a usar as sementes de papoula.

Lemon poppy seed cookies

Cookies de limão siciliano com sementes de papoula
daqui

- xícara medidora de 240ml

¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar
1 ovo grande
2 colheres (chá) de baunilha
4 colheres (chá) de raspas de casca de limão siciliano
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de sementes de papoula + um pouquinho extra para polvilhar os cookies

Pré-aqueça o forno a 175ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.

Coloque o suco de limão numa panelinha e leve ao fogo médio; deixe ferver até que reduza pela metade. Acrescente ½ xícara (113g) da manteiga e deixe-a derreter. Retire do fogo e reserve.

Peneire a farinha, o fermento e o sal numa tigela e reserve. Na tigela da batedeira, junte a outra ½ xícara (113g) de manteiga e 1 xícara (200g) de açúcar e bata até obter um creme homogêneo e claro. Acrescente o ovo e a mistura de manteiga derretida + suco de limão e bata em velocidade média-alta por 3 minutos, ou até que tudo se torne uma mistura leve e de cor clara. Misture a baunilha, as sementes de papoula e 3 colheres (chá) de raspas de casca de limão; uma vez combinados, adicione os ingredientes secos peneiros e misture em velocidade baixa – você talvez precise terminar de misturar com uma espátula de borracha/silicone.

Misture o ¼ xícara de açúcar restante e a colher (chá) de raspas de casca de limão que sobrou – esfregue o açúcar e as raspas usando as pontas dos dedos para perfumar o açúcar.
Faça bolinhas com ½ colher (sopa) de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas, deixando 5cm entre uma e outra. Umedeça levemente o fundo de um copo, mergulhe-o na mistura de açúcar+raspas de casca de limão e pressione cada bolinha de massa. Polvilhe com um pouquinho de sementes de papoula e uma pitadinha do açúcar aromatizado com limão.

Asse por 11-12 minutos (os meus precisaram de 14) ou até que dourem nas beiradas. Deixe os cookies na assadeira por alguns minutos e em seguida transfira-os para uma gradinha para que esfriem completamente.

Rend.: 70 unidades

18 comentários:

Ana Elisa Granziera disse...

É, Patrícia, vai entender o que se passa na cabeça dos idiotas que perdem tempo com leis de importação de sementes de papoula. Comprei as minhas não há muito tempo, no Santa Luzia: um potinho da Masterfoods. Não sei se ainda tem, mas... vale a informação para quem estiver procurando.

Beijos!

Anônimo disse...

Sabe que estou namorando suas receitas de cookies, já faz um tempão? não sei pq ainda não me animei a fazer, mas esta em especial de chamou a atenção, talvez pelo limão, gosto dessas receitas meio ácidas, agora só me resta saber como chama sementes de papoula aqui no Japão, rs :(
Menina parabéns por suas fotos! Vc está "profissa" no assunto!
Beijos,
Andréa.

Anônimo disse...

Oi Patrícia,
Venho acompanhando seu blog há algum tempo, e hoje resolvi deixar um recadinho... suas receitas são fantásticas, tanto eu, como minha filha, ficamos babando!!
Já separei algumas para experimentar, e quem sabe me aventuro também a fazer um blog para trocar experiências (tbm sou maníaca por cozinha)?
Uma pena o ocorrido com as sementes de papoula, concordo com tudo o que você disse, em gênero, número e grau.
Quanto aos cookies, parabéns, com P maiúsculo... estão lindíssimos!
Estarei sempre por aqui comentando, agora que tomei coragem.. rs
Um super beijo,

Mari

Fabrícia disse...

Mas que loucura essa coisa da semente de papoula...Qual seria a razão.
Agora esses biscoitinhos ficaram divinos...aiaiai...suspiro...lindos.
Bjs.

laila radice disse...

não estava sabendo dessa insanidade...cada uma...enfim..q esses bsicoitinhos nos tragam sorte...q encontremos papoula! bjs

Silvinha disse...

Nossa, que bobeira! Quem lançou a proibição pensa o quê, que as sementes são fumaveis??? :D

Vc me contagiou com o limão siciliano, vou aproveitar os que tenho nesta receita!

Beijos

Clumbsy Cookie disse...

Ainda bem que ainda tinhas um pacotinho para fazer essas bolachinhas lindas. Realmente há coisas que não dá para entender, essa da proibição das sementes nem tem comentários...

Cris disse...

Eu acho que receitas com limão e sementes de papoula combinam tanto! Eu tenho aqui ainda umas antigas, que uso bem pouco para poupar. Bjs!

Lua Limaverde disse...

Ah, Patrícia, por isso que quando vou no empório daqui nunca mais achei! E pior é que eles nem sabem dizer o motivo da falta. Era só o que faltava proibir as pobres sementinhas...

Valentina disse...

Sinceramente, cada coisa mais sem pe nem cabeça na minha opinião. Os cookies estão super lindos. Bem a tua cara.

Sabrina disse...

Então quer dizer que terei que economizar as sementes de papoula que tenho aqui, as vezes eu uso para fazer uma graça ou diferenciar recheios, mas agora terei que guardá-las para fazer esse cookies que devem ser maravilhososo.
Beijos

JoSefa disse...

Olá... Que sorte a minha! Vim a pouco tempo da França e lá comprei um pote grande de sementes papoulas que eu adoro!. Vou aproveitar sua receita para usá-las. Adoro seu blog e vou te linkar, ok? Um abraço e apareça:
culinariadazefinha.wordpress.com

Luciana Macêdo disse...

Alucinações de quem não tem nada "mais importante" para se preocupar, vai entender.

Quanto aos cookies com ou sem sementinhas vou experimentar, já nem qual receita da sua cozinha faço primeiro, é cítrico e eu adoro.
Bjs!

Unknown disse...

Parece delicioso, ta ai uma bela opçao para um gostozo chá da tarde.
Adorei.

Patricia Scarpin disse...

Ana Elisa, acho que vou dar um pulo lá e, se encontrar, fazer um estoque daqueles para guerras nucleares. :)
Beijos e obrigada!

Andréa, tomara que você faça cookies logo, mas vai ver que viciam!
Beijoca, querida!

Mari, fiquei tão contente com o seu comentário, que bom que resolveu dar um "oi"! :)
Beijo grande e obrigada!

Fabrícia, eu como tanta coisa com elas e nunca fiquei "doidona". risos
Beijos!

Laila, vamos torcer!
Beijoca!

Silvinha, pois é! Cigarro pode, semente de papoula, não?
xx

Rita, preciso fazer um estoque. ;)

Cris, e agora fiquei sem, amiga. :(

Luna, não é um horror?

Tina, e são de limão, né, amiga? :)

Sabrina, pois é, são produtos de luxo agora, economize aí. :)
Beijo!

JoSefa, obrigada pela visita!

Luciana, aqui tem receita cítrica pra dar e vender. :)
Beijo!

Ronize, obrigada!

Fabi disse...

Pat, não sabia dessa confa das sementes de papoula, que coisa heim!! Tomara que volte ao normal logo! Já te falei que adoro tudo com limão siciliano, né?? Adorei os cookies! Bjos!

Cláudia disse...

Este cookie é uma boa razão para eu usar as minhas sementes de papoula de ouro! Deve ficar delicioso, como os bolos de limão com papoula. Acho que estão a achar que vamos ter alucinações com tais sementes... Bem se eles entrarem neste blog, com certeza ficarão alucinados! rsrs

bjs,

Anônimo disse...

no brasil tem quem vende sementes de papoula para uso culinário:

http://todaoferta.uol.com.br/comprar/sementes-de-papoula-para-culinria-W8WCGPNXRO

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204921855-papaver-gastronomicus-poppy-blaumohn-papoula-semente-_JM