sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Cookies de manteiga de amendoim

English version

Peanut butter cookies / Cookies de manteiga de amendoim

Uma ida ao cinema ontem me deixou meio pensativa: geralmente me considero muito impaciente e talvez não devesse – afinal de contas, fui ver um filme pelo qual havia esperado por quase um ano. :)

Continuo exercitando o meu lado paciente: enquanto o exemplar mais recente da minha revista de comida favorita não chega – pelo que vi no site vou amar – vou fazendo as receitas dos exemplares antigos.

Peanut butter cookies / Cookies de manteiga de amendoim

Cookies de manteiga de amendoim
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

100g de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (140g) de manteiga de amendoim do tipo crocante (crunchy)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¼ xícaras (218g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 ovo
1 ¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 185g - de farinha de trigo
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ xícara (100g) de açúcar demerara, para cobrir os cookies

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque a manteiga, a manteiga de amendoim, a baunilha e açúcar mascavo na tigela grande da batedeira e bata por 8-10 minutos ou até homogeneizar bem. Junte o ovo e bata por mais 2-3 minutos, ou até ficar cremoso. Peneire a farinha e o bicarbonato sobre a mistura e bata em velocidade baixa até que uma massa se forme*.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada de massa, passe-as pelo açúcar demerara e coloque nas formas preparadas, deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 10-12 minutos ou até que as beiradas dourem. Deixe esfriar sobre gradinhas.

* a massa estava mole demais, acrescentei ¼ xícara (35g) de farinha de trigo e funcionou direitinho

Rend.: 24 cookies – consegui 37

23 comentários:

Natália disse...

Oi Patrícia, mais uma receita que traz conforto né !
Morei um tempo nos EUA, e uma das coisas que eu realmente gostava daquele país era a manteiga de amendoim!!! Bateu saudade do meu tempo de cozinheira de navio.

Beijos

Unknown disse...

Todos dias venho ver e saborear com a alma este seu magnifico trabalho que com tanto amor e dedicação coloca perante a vasta blosfera de blogs de culinaria, nunca comento mas hoje quero agradecer-lhe do fundo coração pelo seu bonito trabalho...

Noelia disse...

Caraca Pati, vc anda terrível heim!!!! Mais uma bela receita! Agora to na maior dúvida qual foi testar esse fds. Ai ai... meu marido e colegas de trabaloh agradecem! hahahaha
Beijos

Akemi disse...

Patricia, nem duvido que o cookie seja delicioso mas fiquei apaixonada pelo meu mug cup!!! Liiiinda!!! Bjs e bom final de semana, amiga!

Paula disse...

Pati, receita maravilhosa, como sempre!
Agora eu te pergunto, é tranquilo assinar essa revista, o pagamento, a entrega?
Beijos

Quéroul disse...

ai, que 'xicra' liiiinda.
que lindos esses cookies. namorado ia amar, ainda mais que ele redescobriu o amendoim esse ano.

nham nham.
beijão!

argas disse...

Que cookies lindas! Receita anotada! bjinho

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Patrícia, fofos e belíssimos, adorei, bjkas e ótimo fim de semana p/ vc querida ;)...

Bebela disse...

Que canequinha maiiis muuuuunitinha! :))))
Onde eu encontro essa manteiga de amendoim crocante no Brasil? (não encontro, né?)
Deve estar uma dilícia!
Bjo!

ameixa seca disse...

Não gosto de manteiga de amendoim no pão mas nas cookies deve ficar bem mais interessante :)

Aninha Padredi disse...

Hummmmm, que delícia!!! Vou testar essa receita logo mais!
Patiiii! Olha esse site, tem umas receitas super diferentes de brownie.. to doidinha pra fazer todos! http://www.bakersedge.com/recipes.html
Beijocas

Anônimo disse...

Looooove Peanut Butter!
Com torradas e mel então... huuuum!
Assim que achar minhas "assadeiras de beiradas baixas" vou fazer zilhões de cookies. Inclusive esse!

Beijocas, e como sempre, suas fotos são perfeitas. Como disse a Quéroul - amei sua "xicra"! Adoro vaquinhas tb!

Anônimo disse...

Patricia eu fiz um post sobre seu blog no meu blog! espero que goste! Bjão da sua mais fiel e açucarada seguidora! ;***

Richie disse...

Oi Patrícia!

Olha a coincidencia: vi esses dias no mercado essa pasta de amendoim crocante.. eu nao conhecia.
Ixi, acho q vou fazer esses cookies no fds! :D

bjim

Lua Limaverde disse...

Ah, Pat, como você consegue "dar fim" a tanta coisa deliciosa e não engorda? Sou louca pra assinar essa revista e nunca tomo coragem. :D
Ah, e os biscoitos estão lindos! Bj!

Sam disse...

AMEEEEEEEEI as canecas Pat!!!!!!
adoro canecas fofas, tenho váááárias, e gosto de dar de presentinho tambem! :))))))))))

Teu email ta respondido, Beijo! :)

Marilia Medeiros disse...

Com o frio que por aqui está... iam bem umas destas bolachinhas com um cházinho

tatiane disse...

E o filme, é bom? Depois de tanto vampiro, estava faltando lobisomen mesmo. Vejo tantos cookies de manteiga de amendoim que está difícil me decidir por qual receita começar!
bjs

Anônimo disse...

Vc usou a manteiga de amendoim nacional, Pat? Será que fica muito diferente da importada?
bj
Paula

Renata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata disse...

Querida Patrícia seu blog é inspirador! E graças a suas lindas receitas acabei criando um blog pra mim também. Espero que um dia você possa visitá-lo. http://cozinhadadede.blogspot.com
Várias de suas receitas estão por ali. rsrsrsrs
beijos

Patricia Scarpin disse...

Natália, que bacana essa história de cozinheira de navio!
Beijo e obrigada!

Katyf30, obrigada pela visita! Fico feliz sabendo que está gostando do blog, volte sempre!

Noelia, espero que você goste da receitinha que escolher!
Beijo e obrigada!

Clarice, querida, saudade!!
Minha irmã me ajudou a escolher a canequinha. :)
Beijo!

Paula, eu sou assinante da DH desde 2006 e é super tranqüilo - um pouco caro, mas é um presente que me dou todo ano. E a revista demora um pouquinho, mas chega.
Beijo!

Quéroul, meu marido também adora amendoim.
Beijo!

Argas, obrigada!

Ana, obrigada! Uma ótima semana para você também!

Bebela, encontra sim - é da marca Amendocrem, um potinho de tampa e rótulo azuis.
Beijo!

Ameixa, nos cookies ela cai bem!

Aninha, vou lá dar uma olhada no link, obrigada!

Livia, que bom que gostou, querida, obrigada!
xx

Miss Johny Lee, vou lá ver, super obrigada!

Richie, eu já tinha visto mas nunca tinha comprado.
Espero que você goste da receita!
Beijo!

Luna, eu distribuo entre a minha família, a do marido e o pessoal do trabalho - esse é o segredo! :)
Beijoca!

Sam, essa eu comprei na Tok&Stok!
Beijoca!

Marília, aqui o tempo deu uma virada, tá mais fresquinho.
Obrigada pela visita!

Tati, eu amei o filme, tem um quê retrô, e o Rick Baker foi o responsável pela transformação do Benicio em lobisomem - adorei!
Beijo!

Paula, usei, sim, e ficou gostoso! É claro que com a Jif ficaria melhor ainda... :)
Beijo!

Dedé, vou lá te visitar!
Obrigada pelo link!

Rhosanna disse...

...Você existe mesmo???? de carne e osso???? kkkkk Vc é simplesmente maravilhosa....Parabéns Parabéns e que sua Páscoa continue sendo de muita alegria e muita luz....rsrs além dessas coisas gostosíssimas!!!!
Rosana/Brasilia