sexta-feira, março 26, 2010

Muesli com pistache e mirtilos secos

English version

Blueberry and pistachio toasted muesli / Muesli com pistache e mirtilos secos

Depois de desfilar cinco toneladas de doces por aqui achei que era hora de uma receita um pouquinho mais saudável – mas tinha de ser boa, porque comida com gosto de papel é algo definitivamente proibido neste blog. :)

Este muesli é gostoso e fácil de fazer – mesmo que você e o seu forno não sejam muito íntimos. :)

Blueberry and pistachio toasted muesli / Muesli com pistache e mirtilos secos

Muesli com pistache e mirtilos secos
um nadinha adaptado da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

60g de manteiga sem sal
⅓ xícara (80ml) de mel
2 ¼ xícaras (258g) de aveia em flocos
½ xícara (70g) de amêndoas em lâminas
¾ xícara (75g) de flocos de coco úmidos e adoçados
1 xícara (170g) de mirtilos secos – ou cranberries secas, ou passas
½ xícara de sementes de abóbora*
¾ xícara (105g) de pistache, sem casca e sem sal, picado
leite, para servir
iogurte natural, para servir

Pré-aqueça o forno a 160°C. Coloque a manteiga e o mel numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo, até a manteiga derreter.

Junte a aveia, as amêndoas e o coco numa tigela grande e derrame o líquido quente sobre eles. Misture bem com uma colher para envolver os ingredientes secos com o mel+manteiga. Espalhe de maneira homogênea numa assadeira grande, de beiradas baixas, e leve ao forno por 10 minutos. Com a ajuda de uma colher, dê uma revirada no muesli e asse por mais 5-10 minutos ou até que doure e fique crocante. Retire do forno, deixe esfriar e adicione os mirtilos, as sementes de abóbora e o pistache.
Sirva com leite e/ou iogurte.
Guarde por até 1 semana num pote hermético.

* substituí por semente de girassol porém não gostei do sabor delas

Rend.: 6-8 porções

13 comentários:

Quéroul disse...

hummm. eu sou a mais gorda do brasil, mas eu amo essas comidinhas saudáveis!
já teve a época de produção de muesli em massa lá em casa... que saudade!

menina, vi Ilha do Medo(vou falar um pouquito lá no blog depois /jabá). achei o filme ótimo, muito bonito, e um tantico maluco. adorei!
Leonardo di Caprio é um belo ator, né? mesmo com as expressões 'tom hanks' que eu juro que vi em algumas vezes.
Scorcese x Di Caprio é uma duplinha que orna perfeitamente!

beijão e boa sexta!

luhh disse...

Eu AMO muesli com iogurte, definitivamente vou tentar fazer em casa.

Anônimo disse...

Lembrei super do meu pai agora, ele AMAAAAAAAAAAAAAAAAAA mueslis.... compra desses prontos mas sempre poe um iogurte aqui, uma fruta ali. Vou mandar o link pro email dele, quem sabe ele não se anima e faz ele mesmo esse???

Beijos

Samy disse...

Pat, eu ia mesmo comentar.. pedindo pra vc postar um salgado! :D
*-*

beijosss

tatiane disse...

Nossa, muesli é o tipo de coisa que nunquinha me passou pela cabeça fazer em casa, desses prontos eu como duas vezes depois não quero mais. Vou fazer seu muesli, com o iogurte caseiro da Ana Elisa e vou ser feliz!! Só que não vou com a cara dessas sementes, parece comida de papagaio (não comi/ não gostei).
beijocas

Laély disse...

Oi, Patrícia!
Tô chegando aqui por indicação da Ana Sinhana, minha amiga virtual que virou real. Ela fez a maior propaganda da sua barrinha de maçã.
As fotos são tão lindas que dá vontade de morder a tela!
Parabéns! Vou virar freguesa.

Valentina disse...

Amiga, amo muesli caseiros. Dá para variar bem e a gente sabe o que esta comendo. As vezes dou uma olhada nos das lojas e sao tao cheios de açúcar. nao e necessario.Ótima escolha de receita.

Bombom disse...

Fiquei mesmo curiosa para experimentar esta sua receita de Muesli. Problema mesmo, é arranjar os mirtilos secos aqui em Portugal, mas já vi que se pode substituir por passas, o que facilita muito a experiência.Obrigada pela partilha. Parabéns pela "nomeação" e bom sucesso! Bjs. Bombom

Unknown disse...

Patricia, você é tão fancy :)

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, eu também, eu também! Adoro coisa que engorda mas também amo coisa saudável. :)
Tô louca pra ler o teu post sobre o filme. E eu realmente acho que o Leonardo DiCaprio é algo como ator - está numa crescente há bastante tempo.
Beijoca!

Lyhh, espero que goste!

Liv, manda pra ele, sim!
Beijo!

Samy, pedido anotado - logo um post salgado virá! :)
Beijo, querida!

Tati, eu também não imaginava que seria tão fácil - e fica infinitamente melhor que o industrializado!
O iogurte da Ana também está na minha lista há tempos.
Ah, eu prefiro sem as sementes, também (tem uma observação na receita).
Beijoca!

Laély, obrigada pela visita! Espero vê-la por aqui novamente!
Beijo e obrigada!

Tina, realmente estes são infinitamente melhores do que store-bought, amiga.

Bombom, dá pra substituir pelas frutas secas de que você gostar, viu?
Obrigada pela visita!

Lilly, e você é gentil! ;)

Ana disse...

Adoro musli! Sou "granola gril" como eles falam aqui nos EUA! rs!
Esta demais sua receita, terei q fazer um dia desses quando acabar minha granola mais recente! (o q pior de tudo nao demora muito! rs!)
Beijos!
Ana

Christiane disse...

Uma delícia essa receita!
Mudei um pouco os ingredientes, mas usei a sua receita como base, ótima!
As receitas do seu blog são sucesso garantido!
Parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Ana, depois me conta o que achou? Vou adorar saber a opinião de uma granola girl! :)
Beijo, querida!

Oi, Christiane! Tudo bem?
Que bom que gostou da receita, obrigada por vir me contar!