quarta-feira, novembro 07, 2012

Bolo de São Clemente

English version

St. Clement's cake / Bolo de São Clemente

Nem tudo na vida acontece do jeito que esperamos e, para mim, compreender isso é parte de se tornar adulto – aprender a lidar com decepções e desapontamentos pode não ser algo agradável mas certamente é necessário. E é exatamente por isso que acho maravilhoso quando algo que esperávamos ser ótimo realmente é, mesmo as pequenas coisas como um bom filme ou um bom livro. Minha expectativa era grande com “007 – Operação Skyfall” e o filme não decepcionou: Daniel Craig provou novamente que é um Bond infinitamente mais interessante do que o de Brosnan, Javier Bardem fez outro excelente vilão (Joen e Ethan Coen sabiam o que estavam fazendo!) e Sam Mendes é tão talentoso dirigindo ação quanto é dirigindo drama.

Coincidentemente, uns dias antes de assistir a ao filme o lindo livro de Rachel Allen só de bolos chegou, o que foi outra boa surpresa na mesma semana: o livro é lindíssimo, cheio de receitas deliciosas, e este bolo cítrico e bem molhadinho é uma delas.

Bolo de São Clemente
um nadinha adaptado do lindíssimo Cake (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
175g de manteiga sem sal, amolecida
175g de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 limão siciliano (você usará o suco na calda)
raspas da casca de 1 laranja (você usará o suco na calda)
2 ovos grandes
¼ xícara (60ml) de leite integral, temperatura ambiente
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Calda:
suco da laranja e do limão siciliano
½ xícara (100g) de açúcar cristal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 1,5 litros, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar, a baunilha e as raspas de limão e de laranja até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade baixa, acrescente o leite – a massa pode parecer talhada, mas não se preocupe. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa e incorpore gentilmente com uma espátula. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície.
Asse por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Nos minutos finais de forno, misture os ingredientes da calda em uma tigelinha. Assim que tirar o bolo do forno, faça furinhos em toda sua extensão usando um palito ou um espaguete seco. Derrame a calda sobre o bolo aos poucos, deixando que cada porção seja absorvida por ele. Deixe esfriar completamente na forma.

Rend.: 8-10 porções

13 comentários:

Renata disse...

Patrícia, que bolo lindo e delicioso! Sou fã de doces cítricos e acho que vou amar este bolo. Adorei a ideia do espaguete :o)

Rita disse...

Salivei, sua danada.

Ronize disse...

Mais uma fã de bolos cítricos!
Fiquei com vontade, mas hoje queria uma opinião, estava de olho em algum livro de bolos de forma geral, e fiquei interessada em comprar um mas estava na duvida entre o Sky high, o da Rose's Heavenly , e agora esse que vc elogiou na receita de bolos.
O que vc sugere?

Beijos enormes

Belinha disse...

Ficou com um aspecto óptimo
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

Sarah Abreu disse...

NOssa! Que aparência linda tem esse bolo! Já assisti ao file=me e concordo com você! Eu que nem sou fã de filmes de ação, adorei!

Agora falta fazer o bolo! E sou fã de bolos! Minha gordice que o diga! Beijos!

Chef de Algibeira disse...

que maravilha de bolo... adoro.
Um beijinho

Vanderleia disse...

Oi Patricia, criamos expectativas nas coisas simples também.Como por exemplo pegar uma simples e enorme fila na entrada do cinema e o filme não decepcionar é uma alegria imensa, pois qdo ocorre o contrário temos vontade de bater no autor do filme, rsrs.Por perdermos tempo indo assistir à uma coisa tão ruim.Por isso as expectativas correspondidas por menosre que sejam também são importantes.Como por exemplo ver esse bolo que parece estar delicioso, e quando finalmente confeccioná-lo ele sair tão lindo e gostoso como nessa imagem, assim você mata a curiosidade e a vontade.Brincadeiras à parte adoro receitas citricas e esse bolo me deixou com água na boca.Beijos querida, tenha uma linda e abençoada sexta.

Anônimo disse...

Oi Patrícia, eu fiz o bolo ontem (sem calda, sou do tipo que gosta de bolo seco, tipo "engasga lobo"!), e gostei do resultado. Há umas duas semanas ando testando vários bolos cítricos, e em geral tenho me decepcionado. Mas a sua receita passou no quesito "bolo cítrico com gosto de bolo cítrico" Agora é correr pra academia e malhar feito louca xD Joyce

Tania Pereyra disse...

Oi querida,
Congelei metade do bolo, pq senao ia comer inteiro. Semana que vem vou descongelar e te falo se ficou bom. Pq nao sei qual vai ser o efeito da calda. Espero que nao fique aguado, pq senao meu marido me mata pq ele AMA bolos citricos e desperdicar metade vai ser caso de divorcio :)
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Joyce, que bom saber que o bolo fica bom sem a calda também, obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!

Tania, querida, vou torcer pro bolo ficar bom depois do tempinho no freezer. Adorei saber que vc fez a receita e que gostou do bolo.
Beijão!

Ronize, querida, o Sky High é lindíssimo, mas acho que restringe um pouco pois os bolos são todos de camadas. Entre os três livros sou mais o da Rachel Allen (ela dá um couro na Rose Levy em matéria de receita interessante e de fotos lindas).
Bj!

Rita disse...

Querida, fiz e foi sucesso total. Ulisses quase saiu no tapa pelo bolo, mas me ofereceu a última fatia como prova de amor, hahahahaha. Eu deixei o esfomeado comer mesmo assim. :-)

Delicioso, entre os top 5.

Beijocas
Rita

Marisa disse...

Ola patrícia :-) fiz o bolo e adorei. É muito simples mas fica muito diferente dos bolos de citrinos típicos. Quando disse ao meu namorado que ia fazer o bolo ele fez uma careta pois não aprecia bolos simples , mas depois ao comer ficou supreendido e insistiu para eu guardar a receita! obrigada :-D

Patricia Scarpin disse...

Rita, querida, que notícia ótima! Sempre fico tão feliz quando fico sabendo que as receitas são sucesso aí na sua casa. <3

Marisa, obrigada a você por vir aqui me contar do bolo, amei saber! xx