sexta-feira, abril 26, 2013

Pãezinhos de coco + uma decepção com seriado

English version

Coconut buns / Pãezinhos de coco

Esperei meses para que a quinta temporada de “Mad Men” chegasse ao Netflix só que agora, depois de assistir a todos os episódios, não gostei muito, não. :/

* spoilers *

Detestei o destino dado a dois dos meus personagens favoritos, Joan e Lane, e Don Draper não parece ser mais aquele personagem interessante de temporadas passadas – pelo menos Pete e Peggy tiveram ótimos finais. Todas as outras quatro temporadas são favoritas minhas por isso espero que a sexta volte ao que o seriado era antes. Vocês já viram a quinta temporada? Gostaram?

* fim dos spoilers *

Se “Mad Men” foi uma decepção não posso dizer o mesmo destes pãezinhos: muito macios, ficaram deliciosos tanto purinhos quanto com geleia de framboesa; as receitas do "Baking by Flavor" nunca me desapontam.

Pãezinhos de coco
um tiquinho adaptados do sempre delicioso e ótimo Baking by Flavor

- xícara medidora de 240ml

2 ¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
1/3 xícara de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de água morna
1 ovo grande
½ colher (sopa) de extrato de baunilha
¼ xícara de creme azedo (sour cream)*
¼ xícara (60ml) de leite de coco
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo, uso dividido
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de noz-moscada moída na hora
1/8 colher (chá) de canela em pó
1/3 xícara (33g) de coco em flocos adoçados
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida e em pedacinhos

Para assar os pães:
1 ovo, levemente batido com um garfo, para pincelar a massa
cerca de ¼ xícara de coco em flocos adoçados, para polvilhar sobre a massa

Na tigela grande da batedeira, misture o fermento, ½ colher (chá) do açúcar e a água morna. Reserve por 5 minutos ou até que a mistura espume. Adicione o ovo, a baunilha, o açúcar restante, o creme azedo e o leite de coco e misture para incorporar. Acrescente 2 xícaras da farinha, o sal, a noz-moscada, a canela e o coco e misture em velocidade médio-baixa até obter uma massa. Acrescente a manteiga aos poucos, e depois sove até que amassa esteja homogênea e elástica, cerca de 5 minutos – se a massa estiver grudenta demais acrescente as 2 colheres (sopa) de farinha restantes, mas tenha em mente que esta massa é bem molinha mesmo. Transfira para uma tigela grande untada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer em temperatura ambiente por 1 hora. Leve à geladeira por 4-5 horas ou de um dia para o outro.
Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm. Reserve.
Retire a massa da geladeira e transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Sove 3-4 vezes e então divida em 9 porções iguais. Faça uma bolinha com cada parte de massa, enrolando-a na superfície usando uma das mãos em formato de concha. Arrume as bolinhas de massa na assadeira preparada deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente até que a massa dobre de voluma, cerca de 2 horas. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190°C.
Pincele os pãezinhos com o ovo batido e salpique com o coco ralado. Asse por 20-25 minutos ou até que dourem bem. Sirva morninhos ou em temperatura ambiente.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 9 unidades

9 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha esses pãezinhos de coco!!!!! Adorei a receita!!!! Patrícia menina, acabei de me deliciar com uma fatia do bolo de banana com coco e cobertura de limão, que você já havia postado aqui, ele eh simplismnete maravilhosoooooo!!!!!!!! Amo de paixão os seus bolo, sempre que os faço, eles nunca me decepcionam, e já fiz vários deles,hein!!!! Por tanto, eu quero mais uma vez agradecer pela sua generosidade de partilhar conosco receitas tão maravilhosas!!!!!Ahh, já postei no blog a receita do bolo, ok? Bjos e um excelente final de semana!!!!!!

Patricia disse...

Pati! Adoro Mad Man! E ontem vi o 1o. da 6a. temporada. Não gostei... Já estão preparando para o fim da série, eu acho. Apesar que eu sempre acho que o 1o. episódio é sempre uma incógnita... Ainda bem que tem esses pãezinhos de coco pra me deixar feliz!!

Emi disse...

Paty, a 5 temporada ta dificil de assistir...bem chatinha e alguns personagens perderam a essencia né? O Don não parece o mesmo das temporadas anteriores estou no 4 episodio da 5 Temporada.

Rubia Elaine disse...

Nunca assisti a nenhem episódio de Mad Man, mas sei o que você sentiu, pois senti o mesmo em relação ao seriado Downtow Abbey. Só acontece desgraça naquela família!

Vanderleia disse...

Oi Patricia, ficaram lindos seus pães de côco.Parecem deliciosos, adorei.
Beijos querida, tenha uma ótima semana.

Michelly disse...

Olá Patrícia. Adoro seu blog e suas receitas. Sempre tento reproduzi-las e com este pãozinho não foi diferente. A imagem dele é tão apetitosa que deu água na boca, porém não sei onde que coloco a manteiga. Vc não especificou na receita, então misturei ela com os ingredientes líquidos. Pode ser?

Patricia Scarpin disse...

Michelly, eu tinha trocado a palavra "manteiga" por "mistura". Consertei. Espero que a sua receita dê certo - desculpe e obrigada por me avisar!

Michelly disse...

Patrícia, não respondi antes pois a massa estava no momento geladeira. Acabaram de sair do forno, quentinhos e super macios. A receita deu super certo, mesmo eu colocando a manteiga antes da farinha. Receita aprovada como as outras que testei.
Beijos e boa semana

Patricia Scarpin disse...

Michelly, fiquei super feliz sabendo que a receita deu certo! Que bom! \o/
Obrigada por vir aqui me contar o resultado.
Bj!