sexta-feira, agosto 23, 2013

Botõezinhos de baunilha com cobertura de morango e sendo enganada pela própria memória

English version

Vanilla cookie buttons with strawberry icing / Botõezinhos de baunilha com cobertura de morango

Não sei vocês, mas a minha mente me prega peças às vezes e não posso confiar na minha memória. Ouvia “Never” outro dia quando meu marido me perguntou de quem era a música. Respondi que era do Heart e disse: “lembra daquela banda dos anos oitenta formada exclusivamente por mulheres?”, mas ele não lembrava. Decidi então lhe mostrar o clipe da canção e lá havia um cara tocando bateria e outro na guitarra. “Eu poderia jurar que só havia mulheres nesta banda”, comentei, e o marido caiu na risada. :D

Ter tantos livros de receita pode causar problemas à memória de alguém, também – sou eternamente grata pelo EYB. Fui para a cozinha preparar os lindos biscoitos da Nancy Baggett – adorei a idéia de uma cobertura rosa sem o uso de corantes artificiais – mas realmente não daria para esperar a massa dos biscoitos gelar por 6 horas (quem tem tempo pra isso hoje em dia? Eu não tenho). Ok, então eu espalharia a cobertura da Nancy nos biscoitos de baunilha de outra pessoa. Como sempre, recorri à Martha, mas abrir massa de biscoito com o rolo e cortar estava fora de cogitação. Eu sabia que vira em algum lugar sugar cookies do tipo drop (aqueles em que a se colocam porções/bolinhas de massa diretamente na assadeira e que vão pro forno em seguida), mas a minha memória já havia sido enganada por pessoas com cabelos enormes, não dava mesmo pra confiar. :) Com a ajuda do EYB localizei a receita facílima do John Barricelli e a modifiquei de leve pois não queria que os biscoitos espalhassem na assadeira – ficaram perfeitos.

Botõezinhos de baunilha com cobertura de morango
adaptados de duas ótimas fontes: The SoNo Baking Company Cookbook e The All-American Dessert Book

- xícara medidora de 240ml

Biscoitos:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 175g - de açúcar cristal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 ovo grande

Cobertura:
½ xícara de morangos
2 xícaras (280g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) - 14g - de manteiga sem sal, molinha mas não derretida
½ colher (sopa) generosa de glucose de milho

Faça os biscoitos: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro. Junte o ovo e bata. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos e bata somente até incorporar. Faça bolinhas usando 1 ½ colheres (chá) niveladas de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Asse por 10 minutos ou até que dourem na parte inferior. Deixe esfriar na assadeira por 2-3 minutos e então transfira o papel com todos os biscoitos para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Cobertura: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela média. No processador de alimentos, processe os morangos e 2 colheres (sopa) do açúcar até obter um purê. Passe por uma peneira e aperte bem para extrair o máximo de polpa e suco possível. Acrescente 2 colheres (sopa) deste purê ao açúcar junto com a manteiga e a glucose. Misture e vá adicionando suco até obter a consistência desejada.
Mergulhe o topo dos biscoitos na cobertura e coloque-os na gradinha para que sequem, cerca de 2 horas – pode sobrar um pouco de cobertura.

Rend.: cerca de 70

8 comentários:

Fernanda Amarante disse...

Que lindooooossss, nunca vi nenhuma receita com cobertura de morango nos biscochos assim, Pat (ou minha memória tá falhando, MEMORIOL PRA GENTE!!!)! Adorei! Beijos!

Su Delícia disse...

lindos!!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Samy disse...

Que fofosss!!
Minha memória depois que eu bati a cabeça (me acidentei de bike) também não é mais a mesma.. bati forte e a memória de elefante foi embora.. hoje não sei nem o número do meu celular! :(

Luciana Leal disse...

Que lindos!! Devem ficar uma delícia!! Bjs

As coisas da mãe Sofia disse...

Ficaram lindos! Que cor fabulosa! Beijinhos :)

Anônimo disse...

Oi Pat, td bem? Sou leitora do seu blog há algum tempo...já até deixei um ou outro comentário por aqui. Estou escrevendo só para te dizer que citei vc no meu blog! Espero que goste. Tenho ele há bem pouco tempo mas estou adorando fazer. Um beijo, Roberta

Dani Franken disse...

A banda só de mulheres era a L7! :)

Patricia Scarpin disse...

Dani, não era não - L7 estourou aqui no final dos 80, começo dos 90. Era Heart mesmo.