quarta-feira, janeiro 07, 2015

Biscoitos de passas claras e uma pergunta

English version

Golden raisin cookies / Biscoitos de passas claras

Final de ano, pelo menos aqui em SP, é época do famoso – ou infame – arroz com passas: conheço algumas pessoas que gostam, mas a maioria esmagadora detesta, incluindo meu marido e minha irmã – eles tem 46 e 21 anos, respectivamente, então dá pra dizer que o ódio pelo arroz com passas faz parte de diferentes gerações. :D

Quando era criança não era fã, não, confesso, pois não entendia o porquê de as pessoas colocarem algo doce em um prato salgado (os cravos e o abacaxi no tender também me intrigavam um bocado) e no fim eu achava que era um tremendo desperdício de algo tão gostoso como arroz. :)

Cresci e aprendi que doce e salgado juntos na comida são na verdade algo bacana, mas para ser honesta não me converti ao arroz com passas: há milhões de outras coisinhas maravilhosas para se colocar no arroz e prefiro as minhas passas em outro lugar, como em biscoitos – usei passas claras como a receita pedia, porém tenho certeza de que ficariam gostosos também com passas escuras.

Achei que deixar a massa no freezer em vez de na geladeira foi indispensável – ficou mais fácil fatiar a massa com as passas bem durinhas, congeladas.

Agora me contem: o que vocês acham de arroz com passas? ;)

Biscoitos de passas claras
de um dos meus livros mais queridos

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (150g) de passas claras
¼ xícara (60ml) de rum escuro
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
1 ovo grande
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 2/3 xícaras (235g) de farinha de trigo
açúcar cristal, para polvilhar os cilindros de massa

Em uma tigelinha, misture as passas e o rum. Reserve por pelo menos 1 hora.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro em velocidade médio-alta até obter um creme claro, cerca de 1 minuto. Junte o ovo, o sal e a baunilha e bata até incorporar (a massa vai parecer talhada, mas não tem problema). Raspe as laterais da tigela. Em velocidade baixa, junte a farinha e misture apenas até incorporar. Escorra as passas (descarte o rum) e incorpore-as à massa com uma espátula.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve ao freezer até firmar bem.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Role o cilindro de massa sobre o açúcar extra, até cobrir bem. Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 15-20 minutos ou até que os biscoitos estejam firmes e uniformemente dourados na parte inferior. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.
Rend.: cerca de 45 biscoitos

15 comentários:

Anônimo disse...

Não gosto de arroz com passas, mas o texto me fez recordar de quando anotei numa receita "ralar as passas" em lugar de "juntar as passas"... Agora imagine como ficariam os dedos de quem se atrevesse a preparar essa receita...rsss...Abços.

Amanda disse...

Na minha família nunca houve a tradição de comer arroz com passas, então se um prato assim surge na minha frente eu o como normalmente, pois não há nenhum significado atrelado... Agora uma coisa que eu DETESTO, no entanto eu como com prazer, somente se a minha mãe prepara, é a maionese com legumes, esta sim é uma tradição lá em casa e fica melhor ainda com pedacinhos de maçã verde. Beijos

Clarinha disse...

Olá,

Essas bolachinhas ficaram deliciosas.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/quinze-dias-com-george-calombaris-e-uma.html

Luciana Leal disse...

Então, dependente do dia Rsrs... Tem dias que eu come qualquer coisa com passas no meio, inclusive o arroz,já outros dias não. As vezes acho que tem muita quantidade e acabo tirando um pouco. Outro dia fiz granola, coloquei passas e acabei tirando todas, mas no Natal acabei comendo um bom punhado delas pura e estava uma delícia! Então, depende... Rsrsrs

Anônimo disse...

Adoro arroz com passas! :) Em casa faço muitas vezes e junto também pinhões. Este Natal, para acompanhar o tradicional peru fiz arroz de passas com pinhões e até juntei uns bagos de romã bem vermelhinha, ficou lindo e muito saboroso. É uma questão do gosto de cada um, mas lá em casa todos gostam :)

Bárbara Pustai (O Mundo na Cozinha) disse...

Quando eu era criança, era uma das comidas que eu mais detestava! Hahaha Hoje eu adoro misturar doce com salgado, e curto demais arroz com passas (e farofa, então? Delícia). Adorei esses biscoitinhos, vou ser obrigada a fazer ;) Beijo, Pat!

Fernanda Amarante disse...

Eu amo, Pat. Ivan adora tb, mas minha mãe não gosta tanto quanto eu, então às vezes tenho que fazer só pra mim e chego ao cumulo de por as passas no fundo de um prato, um naco de manteiga, arroz e aí microondas.

Anônimo disse...

Eu amo arroz com passas na manteiga : ) Mas nunca foi uma tradição por aqui. E se tiver cebolas meio caramelizadas e ervilha, aí sim!

Anônimo disse...

Eu cresci comendo frutas com comida salgada, sempre gostei de encontrar algo adocicado em um prato salgado e amo uvas passas.
Eu não entendo como podem não gostar, é tão bom!

Raquel B.

Alessandra Ramos disse...

Amo, e sempre pego passas extras pro meu prato!!

E aqui em casa não rola ceia de natal nao, entao como essa mistureba o ano todo!

Marcella Preta ;) disse...

Eu adoooooooooooro arroz com passas Pat, mas não o arroz apenas misturado com elas. Uma amiga me ensinou a refogar com bastante alho, cebola e manteiga e depois juntar o arroz e refogar junto, AI SIM!!!!

Lia disse...

AMO arroz com passas, farofa com passas, salgado com doce, abacaxi me leva à loucura. :-)

Eu preparo as passas fritando em manteiga, elas "puxam" a manteiga e engordam, ficam uma delícia.
E o contraste do doce com o salgado, ah, maravilhosento...

Sarah Abreu disse...

Detesto passas, portanto não curto nada que tenha passas! rsrsrsrsrs!Nem mesmo bisscoitos! Mas ficam lindos! =)

Samy disse...

Ahahahah, por aqui só tem passas no arroz, quando é feito o "arroz a grega", tanto em casa quanto em restaurante.
Eu AMO passas escuras.
Mas sabe que tem umas marcas "famosas" por aqui que tem um gosto horrível e elas vem com uma camada grossa e nojenta de açúcar ao redor, acredito que qualquer pessoa que tente mastigar aquilo deve ter odiado.
Tem que procurar as mais "naturebas", que são uma delícia, e tem gosto de passas de verdade.
Um dos meus sorvetes favoritos é de passas ao rum :D

Anônimo disse...

Nunca fui muito fã e arrumei um namorado que é um verdadeiro gourmet, cozinha maravilhosamente bem tudo o que eu gosto, e que detesta misturar salgado e doce. Então, o que já não era muito usado, agora está praticamente banido e sem nenhuma saudade :)
Luciana