sábado, abril 04, 2015

Biscoitos de amêndoa e damasco

English version

Almond and apricot slice-and-bake cookies / Biscoitos de amêndoa e damasco

Aprender coisas novas é algo que realmente amo, não importa o quão simples sejam, e já lhes disse que ter o blog me ensinou muito todos esses anos: aprendi a fazer brownies fantásticos, panquequinhas americanas, cookies com gotas de chocolate... E isso falando só da comida.

Há outra coisa que aprendi com o blog: biscoitos do tipo slice and bake – ter um cilindro de massa no freezer que pode ser transformado em biscoitos a qualquer momento foi uma revelação para mim, achei incrivelmente fácil e prático. Desde então tenho feito estes biscoitos com bastante frequência já que são uma delícia e ótimos para quando o tempo é mais escasso (como os biscoitos de chocolate que publiquei aqui outro dia).

Estes biscoitos de amêndoa e damasco são saborosos e tem uma textura gostosa, eles derretem na boca – se quiserem variar um pouco o sabor é só trocar os damascos por outras frutas secas.

Biscoitos de amêndoa e damasco
um tiquinho adaptados do blog Smitten Kitchen

1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2/3 xícara (93g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire
2 gemas grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
260g de farinha de trigo
60g de farinha de amêndoa
1 pitada de sal
½ xícara (60g) de damascos secos picadinhos – pique, depois meça

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro até obter uma mistura cremosa e clara. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem. Raspe as laterais da tigela. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, junte a farinha de trigo, a farinha de amêndoa e o sal e bata somente até incorporar. Com uma espátula de silicone, incorpore o damasco. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira por 2-3 horas ou até firmar bem.

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 12-15 minutos ou até que os biscoitos estejam dourados nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Os biscoitos duram até 5 dias em um recipiente hermético em temperatura ambiente, ou até 1 mês no freezer.

Rend.: cerca de 50 unidades

4 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Esses biscoitos ficaram com bom aspecto.
Boa Páscoa.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/bolo-de-duas-camadas.html

Vi Furrati disse...

Nunca fiz esse tipo de biscoito - ta na hora de testar.

Blog da Fênix

Dora disse...

Nossa, maior sucesso aqui em casa tanto estes de damasco como os de chocolate com crosta de açúcar.
Super tranquilos de fazer e o resultado além do esperado.
Amo o Technicolor Kitchen!!!

Patricia Scarpin disse...

Dora, querida, vi seus biscoitos no Facebook, ficaram tão lindos! Adorei saber que vc gostou da receita e que curte o blog, obrigada pelo carinho!!! <3