sexta-feira, junho 12, 2015

Bolo de semente de papoula e um certo filme de terror

English version

Poppy seed cake / Bolo de sementes de papoula

Sou uma bela covarde quando o assunto é filmes de terror – geralmente passo 2/3 deles com os olhos fechados – mas nasci na década de 70 e por isso estava bastante curiosa com o remake de um dos filmes que mais me assustaram quando criança.

Jamais veria o filme sozinha, por isso meu marido ficou encarregado de segurar a minha mão nos momentos necessários – ele também lembrava de Carol Anne e sua televisão assustadora lá nos idos de 1982.

O que posso dizer é que além de uns dois pulos não fiquei morrendo de medo ou muito impressionada: o filme não é tudo isso, não – talvez remakes não sejam tão bons quanto os originais, ou talvez eu já vi muitos filmes do James Wan. :)

Escolher filmes pode ser uma loteria: a gente nunca sabe com certeza se algo é bom ou não tão bom assim, e creio que com receitas seja o mesmo – não dá pra saber se elas são boas até que as testemos. Fiz este bolo porque havia duas claras dando sopa na geladeira – por causa destes biscoitos ótimos – e no final foi uma receita excelente: o bolo tem uma textura levinha, bem macia mesmo, e é perfeito para acompanhar uma xícara de chá ou café.

Muita gente me pergunta sobre as sementes de papoula e eu lhes repasso as informações que alguns de vocês compartilham comigo: há gente que as encontrou na Bombay, na Casa Santa Luzia e em algumas filiais do Pão de Açúcar (lembrando que eu moro em São Paulo).

Bolo de semente de papoula
um nadinha adaptado de 100 Best Cakes and Desserts

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
125g de manteiga sem sal, amolecida
raspas da casca de 1 limão taiti
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de suco de limão taiti
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal, uso dividido
1 gema
250ml de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de sementes de papoula
4 claras

Glacê:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão taiti
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central com capacidade para 2 litros.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o sal e as sementes de papoula. Reserve.
usando a batedeira, bata a manteiga, as raspas de limão, o mel, o suco de limão e 1 xícara (200g) do açúcar até obter um creme claro. Junte a gema, o leite e a baunilha e bata – não se preocupe se a mistura parecer talhada. Junte os ingredientes secos e misture bem.

Em outra tigela, bata as claras até obter pontos firmes. Junte o ¼ xícara (50g) de açúcar restante e bata até obter uma mistura brilhante e sedosa. Gentilmente, misturando de baixo para cima, incorpore as claras à massa. Despeje a massa na forma, alise a superfície e asse por cerca de 45 minutos ou até cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha, deixando esfriar completamente.

Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena e acrescente o suco de limão aos poucos, misturando bem até obter uma consistência boa para espalhar sobre o bolo. Espalhe e deixe o glacê secar por 15 minutos.

Rend.: 8-10 porções

4 comentários:

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Eu também sou medrosa quando o assunto é filme de terror... hahaha. Ainda não assisti ao remake de Poltergeist e estou curiosa ! :) E seu bolo está muito lindo e fofo ! E comendo um pedaço desse bolo, pra lá de gostoso, na hora do filme, tenho certeza que não vou sentir medo ! Bjs :)

Clarinha disse...

Esse bolo ficou com um aspecto delicioso. E com essa cobertura, que delícia.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

Daniela disse...

Olá Patrícia, isso mesmo lá no Pão de Açúcar a tal sementinha esta fácil. Beijos.

FELIPE disse...

Agr é só encontrar as sementinhas e por as mãos na massa(kkkkkk) deve ser uma delícia, com certeza vou fazer