Monday, September 28, 2015

Bolo de amêndoa, coco e limão

English version

Almond, coconut and lime cake / Bolo de amêndoa, coco e limão

Olá, tem alguém aqui ainda? :)

Faz tempo que não publico nada aqui no blog e faz mais tempo ainda que não cozinho nada interessante ou novo – não me lembro mais o que é baking, mas já lhes disse isso.

Nada mudou de quase um mês pra cá: continuo trabalhando feito louca (e pra completar retomei minhas aulas de espanhol), raramente sinto vontade de cozinhar e nunca na vida ansiei tanto pelos finais de semana. Espero que as coisas se acalmem com o tempo e também espero voltar a sentir vontade de ir pra cozinha e de postar aqui mais regularmente, por ser algo que realmente me faz feliz.

Enquanto isso não acontece, espero que depois de tanto tempo ainda haja alguém me lendo, pois este bolo merece ser compartilhado: é delicioso, macio e perfumado, e tenho certeza de que eu me sentiria muito melhor agora se ainda tivesse uma fatia dele por aqui. :)

Bolo de amêndoa, coco e limão
um nadinha adaptado do absolutamente lindíssimo Summer Berries & Autumn Fruits: 120 Sensational Sweet & Savoury Recipes

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões taiti
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva
1 ¾ xícaras (175g) de farinha de amêndoa
½ xícara (50g) de coco ralado sem adição de açúcar
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
4 ovos médios – usei 3 ovos bem grandões, 70g cada
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (sopa) cheias de creme azedo (sour cream)*

Calda:
suco dos 2 limões usados no bolo
100ml de água
2 ½ colheres (sopa) de mel
1 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda de 20cm (que seja alta), forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Coloque o açúcar e as raspas de casca de limão na tigela da batedeira e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Reserve.
Em uma panelinha, derreta a manteiga em fogo baixo. Retire do fogo, misture o azeite e deixe esfriar.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de amêndoa, o coco, a farinha de trigo, o fermento e o sal.
Junte os ovos ao açúcar da tigela da batedeira e bata em velocidade média-alta até que triplique de volume e fique bem espesso e claro – ao levantar o batedor, a mistura deve cair dele em fita. Junte a baunilha e bata.
Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos, misturando de baixo para cima, gentilmente. Incorpore a manteiga+ azeite e o creme azedo da mesma maneira. Espalhe a massa na forma, alise a superfície e asse por 40-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).

Calda: em uma panelinha, junte todos os ingredientes e leve ao fogo até que comece a ferver. Continue fervendo até que reduza pela metade e engrosse levemente.
Deixe o bolo esfriar por 5 minutos. Faça furinhos nele com um palito de dente e vá derramando a calda aos poucos, esperando que cada porção seja absorvida pelo bolo antes de derramar mais. Deixe esfriar completamente na forma.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 8-10 porções

Monday, September 07, 2015

Brownies de chocolate, canela e Cointreau

English version

Cinnamon Cointreau brownies / Brownies com canela e Cointreau

Meus dias continuam extremamente cheios – muito mais do que eu gostaria que eles estivessem, na verdade – e eu não faço um docinho há semanas (nem lembro mais quando foi a última vez que liguei o forno para isso). Vários finais de semana se passaram sem um bolinho esfriando sobre a bancada por aqui. :(

Pelo menos eu fiz algumas coisinhas gostosas antes de começar a trabalhar e posso dividi-las com vocês, como estes brownies fantásticos: a receita original pedia por pimenta ancho em pó, mas acho que sou um pouco conservadora quando o assunto é chocolate e não gosto da ideia de juntar pimenta aos meus brownies, por mais modinha que isso tenha se tornado (desculpem, Matt e Renato).

Omiti a pimenta, aumentei a canela e troquei o gengibre fresco por uma dose saudável de Cointreau e os brownies ficaram uma delícia – não somente no sabor, eles ficaram com uma textura ótima, úmidos e quase cremosos (que é como gosto dos meus brownies). Vocês podem usar a imaginação e trocar a canela por outras especiarias, ou usar Marsala ou uísque no lugar do Cointreau, por exemplo, ou se tiverem crianças a quem servir os brownies usem só baunilha – lhes garanto que os brownies ficarão igualmente gostosos.

Brownies de chocolate, canela e Cointreau
um nadinha adaptados dos deliciosos Baked: New Frontiers in Baking e Baked Elements: The Importance of Being Baked in 10 Favorite Ingredients

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (105g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de cacau em pó, sem adição de açúcar (de preferência alcalinizado)
1 colher (chá) de canela em pó
140g de chocolate meio-amargo, picado – usei um com 53% de cacau
½ xícara (113g) de manteiga sem sal
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
3 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (chá) de Cointreau

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o sal, o cacau e a canela. Reserve.
Junte o chocolate e a manteiga em uma tigela grande e leve ao banho-maria (fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela tocar a água), mexendo até que derretam. Desligue o fogo, porém mantenha a tigela sobre a panela. Junte os açúcares e misture bem com um batedor de arame. Retire a tigela do banho-maria e deixe esfriar por 20 minutos.

Acrescente os ovos à mistura de chocolate, um a um, e misture bem com o batedor de arame até incorporar. Acrescente a baunilha e o Cointreau – não bata demais, ou os brownies terão textura de bolo. Salpique os ingredientes secos sobre a massa e misture com uma espátula de silicone, misturando delicadamente de baixo para cima até que somente alguns traços dos ingredientes secos sejam visíveis. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 20-25 minutos ou até que um palito inserido no centro do brownie saia com migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha antes de cortar e servir.

Rend.: 16 unidades

Related Posts with Thumbnails