Thursday, October 20, 2016

Linguine com molho cremoso de tomate, tomilho, alcaparra e bacon

English version

Linguine with creamy tomato, caper, thyme and bacon sauce / Linguine com molho cremoso de tomate, alcaparra, tomilho e bacon

Creio que muitos de vocês me lendo agora recorrem ao pacote de macarrão sempre que precisam colocar comida na mesa rapidinho – eu faço isso com frequência e não tenho vergonha de admitir! :)

Faço macarrão sempre, sim, mas não só por ser rápido: eu e o João adoramos e trata-se de um ingrediente tão versátil, posso combiná-lo a diversos sabores e tipos de molho. Vi esta versão de molho de tomate na revista Olive e era tão simples que tive de provar: o molho é saboroso, o creme de leite fresco diminui a acidez do tomate e as alcaparras dão um toque salgadinho à mistura. Tomilho é minha erva favorita – de novo, tão versátil! – e é uma das que mais gosto de combinar com tomate.

Linguine com molho cremoso de tomate, tomilho, alcaparra e bacon
um tiquinho adaptado da sempre ótima revista Olive

4 fatias de bacon, cortadas em fatias de ½ cm
2 dentes de alho grandes, amassados e picadinhos
6 raminhos de tomilho fresco
1 lata (400g) de tomates pelados picados
2 colheres (chá) de açúcar
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (sopa) de alcaparras drenadas – deixe-as de molho em água fria por 15 minutos e então escorra para usar na receita
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
200g de linguine

Em uma panela media em fogo alto, frite o bacon, mexendo ocasionalmente, até que ele fique crocante. Retire o bacon da panela com uma escumadeira e coloque os pedacinhos para secar em papel toalha. Retire o excesso de gordura da panela, deixando 1 colher (sopa) nela – reserve a gordura sobressalente em um recipiente até esfriar. Depois disso, transfira para uma garrafa pet e descarte no lixo – nunca jogue óleo ou gordura no ralo da pia.

Na gordura da panela, refogue o galho por cerca de 1 minuto ou até perfumar. Junte o tomilho e refogue, mexendo, por mais 1 minuto. Acrescente o tomate pelado e amasse com um amassador de batatas para quebrar bem os tomates. Junte o açúcar, tempere com sal e pimenta e então deixe cozinhar com a panela semi-tampada por cerca de 20 minutos, misturando vez ou outra para que não grude no fundo da panela, até o molho espessar.

Enquanto isso, cozinhe o linguine em uma panela com água fervente e sal até que ele esteja al dente.

Ao molho, junte as alcaparras e o creme de leite e então cozinhe por mais 3 minutos. Escorra o linguine e incorpore-o ao molho. Sirva imediatamente salpicado com os pedacinhos de bacon reservados.

Rend.: 2 porções


Friday, October 14, 2016

Bolo de maçã com especiarias

English version

Spiced apple cake / Bolo de maçã com especiarias

Eu lhes contei outro dia sobre como as revistas de receitas que assino me ajudam na minha busca por receitas novas e inspiração para cozinhar – elas realmente são ótimas fontes. Sou assinante de um punhado delas, pois as versões digitais são mais baratas e não há mais o risco de edições perdidas pelo correio (acabei viciando). Havia jurado que não assinaria mais nenhuma revista, mas daí o Zinio me enviou um email com a oferta de receber doze edições da Martha Stewart Living por 5 dólares.... Não resisti. ;)

A edição mais recente da revista celebra o outono no Hemisfério Norte e o Dia de Ação de Graças, então entre tantas tortas lindíssimas (que me fazem lembrar do Richie!) encontrei este bolo de maçã com especiarias, a receita perfeita para a sessão de baking do meu sábado: eu tinha maçãs e creme de leite fresco na geladeira implorando para serem usados. Dei umas mudadinhas na receita e o bolo ficou úmido, macio e delicioso – perfumou o apartamento inteiro por um tempão depois de pronto.

Nunca me canso de bolos de maçã e esta receita é para guardar.

Bolo de maçã com especiarias
Um tiquinho adaptado da revista da tia Martha

- xícara medidora de 240ml

2 maçãs do tipo Granny Smith, cerca de 200g cada
suco de 1 limão taiti ou siciliano
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
½ xícara (120ml) de óleo de canola
½ xícara de creme azedo (sour cream)*
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de açúcar demerara para polvilhar sobre as maçãs

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e então unte o papel com manteiga também.

Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, a canela e o gengibre. Reserve. Em uma tigelinha, misture a manteiga, o óleo e o creme azedo.

Na tigela da batedeira, com o batedor aramado, bata os ovos até que fiquem claros e comecem a espessar. Junte o açúcar cristal aos poucos, colocando-o pelas laterais da tigela, para que o peso do açúcar não desinfle a mistura – você não quer perder o ar já incorporado aos ovos. Junte a baunilha e então continue batendo até a mistura ficar espessa e brilhante.
Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos em duas adições, alternando com a mistura de manteiga/óleo/creme azedo também em duas adições. Misture apenas até incorporar – não bata em excesso. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Arrume as fatias de maçã sobre a massa, apertando-as levemente para que grudem na massa. Salpique com o açúcar demerara e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha antes de servir.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 18 porções

Thursday, October 06, 2016

Frango assado com manjerona e laranja

English version

Marjoram orange roast chicken / Frango assado com manjerona e laranja

Estava pensando outro dia em como diminuí drasticamente minha compulsão por comprar livros de receita – talvez porque minha carga de trabalho seja muito maior comparada a anos anteriores, talvez porque as revistas que assino preencham a minha gana por inspirações e receitas novas, talvez porque alguns dos livros tenham sido tremendas decepções (sim, estou falando de você, D. Nigella)...

Minha última compra, se não estiver errada, foi em 20 de outubro do ano passado – definitivamente um recorde mundial ou coisa que o valha. :)
Entretanto, quando vi que a Diana Henry lançaria um livro novo, fiquei doida para tê-lo logo em minhas mãos, pois sou fã do trabalho dela, além de ela ser uma fofa e já ter “conversado” comigo no Twitter algumas vezes, dizendo até “obrigada”, assim mesmo, em português. <3

O livro é lindíssimo e as receitas parecem deliciosas - e, como o nome do livro diz, são simples. Adorei isso. Decidi estrear o livro com uma receita de frango e usei a da Diana como inspiração, tornando-a ainda mais simples. O franguinho ficou ótimo, a carne soltando dos ossos facilmente depois de uma noite na geladeira nadando na saborosa marinada.

Talvez eu tenha me curado da minha obsessão por livros de receita, não sei. O que sei é que da próxima vez que a Diana Henry publicar um livro novo estarei com ele no meu tablet no mesmo dia. :)

Frango assado com manjerona e laranja
adaptado do lindo "Simple"

1 punhado de folhas de manjerona fresca, picadas
3 dentes de alho, amassados e depois picados
2 laranjas
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
sal e pimenta do reino moída na hora
4 coxas de frango, com pele

Em uma tigela, misture as folhas de manjerona, o alho, a casca ralada e o suco de 1 laranja, o azeite, o sal e a pimenta. Junte o frango e envolva bem os pedaços na marinada. Cubra com filme PVC (ou faça tudo diretamente em um saco plástico) e leve à geladeira por pelo menos 2 horas (de um dia para o outro é melhor ainda).

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira com uma camada dupla de papel alumínio e unte-o com azeite. Corte a laranja restante em rodelas e arrume-as sobre o azeite. Arrume os pedaços de frango sobre as fatias de laranja e despeje a marinada por cima. Asse por cerca de 1 hora, ou até que o frango fique bem dourado – o tempo pode variar dependendo do quão assadinho você quiser o frango.

Rend.: 2 porções


Related Posts with Thumbnails