Tuesday, November 22, 2016

Crumble de banana, chocolate e amendoim para confortar um coração tristonho

English version

Banana, chocolate and peanut crumble / Crumble de banana, amendoim e chocolate

Já lhes disse diversas vezes o quanto amo a Internet – este bloguinho nem existiria se não fosse por ela. Por outro lado, as redes sociais às vezes me deprimem um pouco.

Há vezes em que vejo pessoas da minha família compartilhando várias fotos e opiniões e... Sinto que não as conheço. Já conheci, em um passado muito distante, mas a vida mudou tanto que não consigo mais me identificar com tais pessoas – são completos estranhos. Tenho pouquíssimos amigos próximos que considero muito mais minha família do que aqueles conectados a mim por sangue – isso me conforta, traz paz ao meu coração. Sentimentos assim me aquecem quando pensamentos sombrios me invadem, e às vezes também procuro conforto em forma de comida – sei que não é ideal, mas é o que tem pra hoje.

Depois do arroz doce que minha mãe fazia, nada me conforta mais do que um bom crumble, bem quentinho saído do forno regado com creme de leite fresco gelado. Desta vez adicionei farinha de amendoim e cacau à cobertura, criando um combo delicioso e tropical com as bananas.

Crumble de banana, chocolate e amendoim
criação minha

- xícara medidora de 240ml

3 bananas grandes, em rodelinhas de aproximadamente 1cm

Cobertura:
1/3 xícara (46g) de farinha de trigo
¼ xícara (25g) de farinha de amendoim
½ colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
¼ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ½ colheres (sopa) - 21g - de manteiga sem sal, gelada e picada

Preaqueça o forno a 180°C. Divida as bananas entre 2 refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, a farinha de amendoim, o cacau, o açúcar, o fermento e o sal. Junte a manteiga e esfregue os ingredientes com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Espalhe-a sobre as bananas e leve ao forno por 20-25 minutos ou até a cobertura dourar e ficar crocante.

Sirva com creme de leite fresco ou sorvete de creme.

Rend.: 2 porções

Monday, November 14, 2016

Bolo de morango e ruibarbo com cobertura crumble e Mark Rylance

English version

Strawberry rhubarb buckle / Bolo de morango e ruibarbom com cobertura crumble

Tenho, aos poucos, conseguido ver todos os filmes indicados ao Oscar deste ano – não tem sido uma tarefa muito rápida, mas certamente tem sido bem divertida. :)

Um dos filmes que vi nas últimas semanas foi “Ponte dos Espiões” – fiquei em completo choque quando Mark Rylance foi anunciado como Melhor Ator Coadjuvante e sei que não fui a única. Eu me lembrava dele em “Anjos e Insetos”, um bom filme que vi há uns vinte anos, e nada mais além disso, por isso fiquei bem curiosa pra ver o que ele tinha feito ao lado do sempre ótimo (com exceção de “Filadélfia”) Tom Hanks.

O filme é… OK. História interessante, mas nada de outro mundo (não sou uma grande fã do Spielberg). E a performance de Mark Rylance é rasa e tola – ele deveria embrulhar o seu Oscar em plástico bolha e enviá-lo a Tom Hardy por Fedex. :)

Tenho aqui um coadjuvante bem mais interessante aqui: morangos – diferentemente do Sr. Rylance, seu sabor e aroma trabalham para criar um bolo (um buckle, no original) muito saboroso, em uma linda combinação com ruibarbo. Foi difícil não comer vários quadradinhos de uma só vez - sintam-se avisados. :)

Bolo de morango e ruibarbo com cobertura crumble
um tiquinho adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
115g de morangos, sem os cabinhos e picados
225g de ruibarbo, em pedacinhos de 1cm
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, uso dividido
1 xícara (140g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
85g de manteiga sem sal, amolecida
raspas da casca de 1 limão siciliano pequeno
1 ovo grande
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara de creme azedo (sour cream)*

Cobertura crumble:
½ xícara (70g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) (28g) de manteiga sem sal, derretida

Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças” e unte o papel também.
Em uma tigela média, misture o ruibarbo, o morango e ¼ xícara (50g) do açúcar. Deixe macerando por 30 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.

Prepare a cobertura crumble: em uma tigela média, misture a farinha, o açúcar e o sal. Com um garfo, incorpore a manteiga, mexendo somente até obter uma mistura parecida com uma farofinha. Deixe na geladeira enquanto prepara o restante da receita.

Bolo: em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela da batedeira, bata a manteiga, as raspas de limão siciliano e o restante do açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte o ovo e a baunilha e bata bem. Em três adições, acrescente os ingredientes secos, alternando com o creme azedo em duas adições – comece e termine com os ingredientes secos.

Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Escorra os morangos e o ruibarbo e descarte o líquido. Arrume as frutas sobre a massa de bolo e então salpique com a farofinha. Asse por 50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 16 porções

Related Posts with Thumbnails