Wednesday, January 04, 2017

Financiers de laranja e frutas vermelhas para começar 2017

English version

Orange berry financiers / Financiers de laranja e frutas vermelhas

Feliz Ano Novo, pessoal!

Desejo a cada um de vocês o melhor em 2017 – muito amor, alegria e felicidade.

Já voltei ao trabalho depois de uma semana de folga para curtir o Natal e passar tempo com a minha família. Foi uma semana calma, recheada de boa comida, seriados e filmes, e dias quentérrimos – eu odeio o calor, mas é verão, né? Paciência – e bastante descanso, incluindo estratégicas sonecas pós-almoço. ;)

Não houve muito baking durante o período: fiquei paralisada pelo calor e não tinha coragem de ligar o forno. Fiz um bolo de chocolate para o meu sobrinho –ele pediu depois de assistir a um episódio da Peppa – e foi isso. Mas hoje lhes trago uma receita que fiz há várias semanas e que ficou ótima: estes financiers com laranja e frutas vermelhas. As frutas se tornam uma espécie de bolhinhas de geleia depois de passar pelo calor do forno e o sabor delas combina lindamente com a laranja.

Estes financiers são tudo o que eu espero que 2017 seja: lindos, delicados, perfumados e deliciosos: dedos cruzados para que este desejo se torne realidade. ;)

Financiers de laranja e frutas vermelhas
adaptados do sempre ótimo Simply Bill

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire
raspas da casca de 1 laranja grande
¾ xícara (75g) de farinha de amêndoa
1/3 xícara (46g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
5 claras
100g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (35g) de mirtilos, frescos ou congelados (use sem descongelar antes)
¼ xícara (30g) de framboesas, frescas ou congeladas (use sem descongelar antes)
açúcar de confeiteiro, um pouquinho extra para polvilhar os financiers

Em uma tigela grande, junte o açúcar e as raspas da laranja e esfregue-os com as pontas dos dedos até aromatizar o açúcar. Junte a farinha de amêndoa, a farinha de trigo e o sal e misture com um batedor de arame. Acrescente as claras, a manteiga e a baunilha e misture com uma espátula de silicone ou colher de pau. Cuidadosamente, incorpore as frutas vermelhas à massa, mexendo de baixo para cima – se quiser, separe algumas frutinhas para colocar no topo dos financiers antes de leva-los ao forno. Cubra a massa com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe dez forminhas com capacidade para 100ml cada.
Despeje a massa nas forminhas – se você reservou parte das frutas vermelhas, arrume-as no topo da massa. Asse por 15-20 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar nas forminhas sobre uma gradinha por 5 minutos. Desenforme com cuidado e transfira para as gradinhas, deixando esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro na hora de servir.

Os financiers ficam mais gostosos no dia em que são preparados, mas podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 2 dias. Se estiver muito calor, deixe-os na geladeira para evitar que as frutas mofem.

Rend.: 10 porções


6 comments:

Susana Machado said...

que lindos!! parecem simplesmente deliciosos!

Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Ana Olson said...

Que lindos!! Patrícia, estou para te perguntar há um bom tempo e sempre esqueço: as suas formas de madeleine/financiers são de silicone? Só encontro dessas para comprar, mas tenho uma certa birra com elas!

Patricia Scarpin said...

Oi, Ana! As minhas formas de madeleine são de metal, comprei da marca Doural, elas são soltinhas umas das outras (aqui tem uma foto): http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2009/04/madeleines-de-chocolate-e-canela.html
Bj!

Mari said...

Linda a foto, amei o prato!
Um 2017 com alegrias e realizações!
Mais sucesso para o blog, que continue essa lindeza cheio de carinho!

Carla Vanessa said...

Paty, ficaram lindos, não vejo a hora de fazer os meus! Mas fiquei na dúvida sobre as claras... São em neve? Obrigada! Bjs!

Patricia Scarpin said...

Oi, Carla, obrigada! Não, a claras não são em neve. Beijos!

Related Posts with Thumbnails