Monday, March 13, 2017

Potinhos de tangerina

English version

Clementine posset / Potinhos de tangerina

Por mais que eu goste de provar coisas novas na cozinha, tenho outra prioridade: não desperdiçar comida, nem um grama sequer, se possível. Nem sempre consigo, há vezes em que falho miseravelmente, mas não desisto.

Semana passada, quando coloquei os cilindros de massa de biscoito na geladeira, olhei para as tangerinas peladas sobre a pia e decidi fazer algo gostoso com elas. Também tinha um tiquito de creme de leite fresco sobrando, então logo pensei em um posset – ou “potinhos”, como andei chamando a sobremesa aqui no blog. É tão simples de fazer que dá até vergonha de chamar de receita, mas o resultado é tão cremoso, saboroso e delicado que eu tinha de dividir com vocês.

Potinhos de tangerina
um nadinha adaptados da sempre ótima BBC Good Food

- xícara medidora de 240ml

300ml de creme de leite fresco
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de suco de tangerina, espremido na hora
¼ colher (chá) de extrato de baunilha

Coloque o creme de leite e o açúcar em uma panelinha e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, aumente para o fogo alto e ferva por exatamente 2 minutos. Retire do fogo e junte o suco de tangerina aos poucos, mexendo – a mistura vai começar a ficar ligeiramente mais espessa. Junte a baunilha, passe a mistura por uma peneira e divida entre 4 potinhos pequenos - se forem de vidro, espere a mistura esfriar um pouco antes de colocá-la nos potinhos. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas para firmar.

Rend.: 4 porções

2 comments:

Clara Brito said...

Belos potinhos.
Já comia um.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/segundas-sem-carne-e-uma-feijoada-de.html

O cantinho dos Gulosos said...

que belos potes tenho que experimentar parece me muito bem.

O Cantinho dos Gulosos

Related Posts with Thumbnails