Wednesday, August 02, 2017

Frittata de brócolis, cebola caramelizada e mozarela fresca, ou ovos são os meus heróis na cozinha

English version

Broccolini, caramelized onions and mozzarella frittata / Frittata de brócolis, cebola caramelizada e mozarela fresca

Posso dizer com certeza que ovos são um dos meus ingredientes favoritos no mundo: deliciosos, saudáveis e extremamente versáteis. Não importa o quão pobrinhas estejam a sua despensa e geladeira, se houver ovos em casa o jantar está garantido – e quase sempre de maneira rapidíssima.

Faço frittatas com frequência, já que nelas posso usar o que estiver sem destino certo na geladeira. A que lhes trago hoje tem uma das minhas combinações de sabores mais adoradas em frittatas e há vezes em que compro brócolis e/ou mozarela só para prepará-la: os brócolis ficam ótimos combinados com os pedacinhos molinhos de queijo derretido, mas para mim o que faz mesmo o prato brilhar é a doce e saborosa cebola caramelizada, por isso, lhes peço que tenham paciência e insistam neste passo, mesmo que lhes pareça uma tarefa chata e ingrata – vale muito a pena. Já usei algumas vezes orégano fresco no lugar do tomilho e ficou muito gostoso também.

Frittata de brócolis, cebola caramelizada e mozarela fresca
receita minha

- xícara medidora de 240ml

½ cebola grande, em fatias finas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de açúcar cristal
sal
1 ½ xícaras (60g) de floretes de brócolis
3 ovos grandes, temperatura ambiente
pimenta do reino moída na hora
2 colheres (chá) de folhas de tomilho fresco
1/3 xícara (60g) de mozarela fresca

Preaqueça o forno a 200°C. Aqueça o azeite em uma frigideira de 20cm de diâmetro e que possa ir ao forno. Junte a cebola e misture para cobri-las com o azeite. Salpique com o açúcar e 1 pitada de sal, baixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos ou até que as cebolas estejam douradas e macias.

Junte os floretes de brócolis e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 2 minutos. Enquanto isso, quebre os ovos em uma tigela média, tempere com sal e pimenta do reino e bata com um batedor de arame. Junte o tomilho.
Dê uma boa misturada na cebola e nos brócolis na frigideira antes de cobrir com os ovos, para evitar que a cebola fique toda no fundo. Despeje os ovos sobre os ingredientes. Rasgue a mozarela em pedaços e espalhe-os sobre os ovos. Cozinhe a frittata em fogo baixo por 2 minutos, sem misturar, e então leve ao forno por 8 minutos, ou até que estufe e doure. Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

2 comments:

Bruno said...

Isto tem um óptimo aspecto, Patricia! :)

Patricia Luck said...

Hmmm...tem razão. Essas omeletes de forno são a salvação para aqueles dias de apuro na cozinha, dá pra usar inclusive legumes já refogados do dia anterior. Confesso que tenho preguiça de caramelizar cebolas, mas acho que hoje mesmo farei essa receita porque estou com quilos de cebola e um brócolis orgânico por aqui. Obrigada pela inspiração, como sempre! Bjs

Related Posts with Thumbnails