sexta-feira, agosto 11, 2017

Muffins de laranja, mirtilo e azeite de oliva e um problema com lactose

English version

Orange, blueberry and olive oil muffins / Muffins de laranja, mirtilo e azeite de oliva

Sei que é bastante raro eu postar receitas no blog em dois dias seguidos, e ainda estou correndo pra lá e pra cá tentando dar conta das minhas coisas, mas já que a semana que vem será mais cheia do esta que termina hoje decidi chutar o balde e trazer-lhes estes muffins hoje: novamente uma receita rapidinha, mas muito gostosa. Os muffins ficam dourados e úmidos, macios e perfumados de laranja.

Sou a louca dos cítricos, como vocês bem sabem, e nestes muffins o sabor da laranja complementa lindamente os mirtilos. A adição de azeite é uma surpresa bacana, sem contar que esta se tornou a minha receita de muffin oficial, aquela que é pau-para-toda-obra, depois que fui diagnosticada como intolerante à lactose, há um mês e qualquer coisa. Já a fiz com leite sem lactose com bons resultados e preciso testá-la com leite de amêndoa qualquer hora.

Muffins de laranja, mirtilo e azeite de oliva
receita minha

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 laranjas
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 ovo grande, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva extra virgem
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (140g) de mirtilos, frescos ou congelados (se usar congelados, não descongele antes)

Preaqueça o forno a 200°C. Forre com forminhas de papel 8 cavidades de uma forma de muffin. Encha as cavidades restantes com água até a metade: isso evita que a forma entorte.

Em uma tigela grande, misture o açúcar e as raspas de laranja e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar aromatizar. Junte a farinha, o fermento e o sal e misture bem com um batedor de arame.
Em uma tigela média, misture bem com um batedor de arame o ovo, o leite, o azeite e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture levemente com um garfo – não misture demais, ou os muffins ficarão duros; massa de muffin não é lisa como massa de bolo.
Incorpore os mirtilos. Divida a massa entre as forminhas de papel e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem – faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos, e então remova os muffins da forma com cuidado, transferindo-os para a gradinha. Deixe esfriar completamente ou sirva mornos.

Rend.: 8 unidades

6 comentários:

CRISTIANE LARA disse...

Adorei esses Muffins de laranja e mirtilo ! Estão super fofos ! Deixei de tomar leite de vaca há mais de um ano e estou me sentindo bem melhor... Uso leite de arroz, castanha ou de coco. Uma feliz sexta-feira pra você ! Bj ;)

Pamella disse...

Oi Patricia,

vi que você comentou ter intolerância à lactose e vai começar a testar receitas com leites vegetais.
Deixa eu te dizer que há um ano e meio, desde que me mudei para Amsterdam, parei de tomar leite e, consequentemente, deixei de usar nas minhas receitas. Vou te dizer que o resultado é o mesmo! Pães, bolos, tortas, molho branco.. faço absolutamente tudo com leite de amêndoas não adoçado.

Obrigada pelas receitas sempre lindas, e boa sorte com os testes dairy free!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Pamella! Tudo bem?
Eu pretendo testar, sim, pelo menos algumas receitas. No final de semana fiz barrinhas de cereal trocando a manteiga por azeite e ficaram ótimas, logo vou postar aqui. Adorei saber que você tem resultados bons com as substituições, obrigada a você pelo comentário! Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Cris! Eu tenho tomado o leite sem lactose, mas preciso tentar os leites vegetais, também. Beijo, querida!

Patricia Luck disse...

Aqui em casa diminui MUITO a proteína do leite de vaca por conta das espinhas da filha adolescente. Por consequência a alergia respiratória de todos SUMIU, apesar do tempo maluco que temos ultimamente aqui no Rio. Adorei a inspiração desses muffins, devem ter ficado deliciosos!

Hevelyn Mori disse...

Olá!
Amo suas receitas, sempre venho aqui quando preciso de alguma receita incrível porque sei que vou encontrar!
Amo doces e fui diagnosticada com intolerância à lactose há 9 anos! Faço muitas substituições e a maioria das vezes dá super certo sim! Mas de qualquer forma hoje já se encontra até o creme de leite fresco sem lactose! Espero que você faça muitas receitas sem lactose para nós!
Se quiser, a minha receita favorita de muffin de banana é naturalmente sem lactose!
Bjs