Thursday, December 14, 2017

Piadina

English version

Piadina

Não tenho cozinhado muito ultimamente, mas ainda gusto de fazer coisinhas gostosas nos finais de semana e testar receitas novas. E apesar de meu marido e eu não sermos grandes fãs de sanduíche há sábados em que faço piadina para o almoço: a massa fica pronta rapidinho e como leva fermento em pó em vez de fermento biológico não precisa de muitas horas para crescer – ela só precisa descansar por meia horinha, enquanto você resolve outras coisas na cozinha.

A piadina também é ótima por ser super democrática: dá para rechear com o que quiser ou o que houver na geladeira.

Piadina
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2/3 xícara (160ml) de leite integral, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de água, temperatura ambiente

Para rechear:
queijo, embutidos, folhas, o que você preferir

Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal e o fermento em pó com um batedor de arame – é importante distribuir bem o sal e o fermento na farinha. Junte o azeite, o leite e a água e vá misturando com uma colher de pau até que uma massa comece a se formar. Comece a sovar – pode ser na mão ou na batedeira planetária com o batedor de gancho – até obter uma massa homogênea e elástica, cerca de 8 minutos na batedeira ou 12 sovando na mão. Forme uma bola com a massa, transfira para uma tigela média pincelada com azeite e cubra com filme plástico. Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

Divida a massa em 6 partes iguais – cada uma terá aproximadamente 120g. Forme uma bola com cada uma delas. Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto.

Trabalhando em uma superfície levemente enfarinhada, abra cada bolinha de massa com um rolo até obter um círculo de aproximadamente 22cm – enquanto abre uma das bolinhas, deixe as outras cobertas para que não ressequem. Transfira o círculo de massa para frigideira e doure por 2-3 minutos de cada lado – transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo e seco. Continue grelhando o restante de massa.

Para servir, recheie a piadina com o que mais gostar e dobre-a ao meio – quando recheio com queijo, volto a piadina para a frigideira em fogo médio, espalho o queijo e deixo derreter.

Sirva imediatamente.

Rend.: 6 porções

6 comments:

Heloisa Inoue said...

\o/
Mais uma receite para eu usar os muitos quilos de farinha que ganhei numa ~aposta~ hhahahhahhah

Mariana Souza said...

Thank you!!

Roberta said...

Oí, Patricia. Qué delicia! Essa massa, por acaso, fica na geladeira de um dia para o outro? Pensei num brunch com ela.
Beijos
Obrigada
Roberta

Clara Brito said...

Belíssima ideia.
Levo comigo a receita da tua sande.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/empadao-de-hamburguer-2.html

Mari said...

Oi,
Essa também é uma das minhas opções para um almoço ou jantar rápido e versátil. Mantenho massa pronta no congelador, já no formato.
Recheio com o que tiver disponível e ninguém reclama! rs rs rs

Patricia Scarpin said...

Oi, Rô - acho que ela ficaria ressecada, mas se vc tentar cubra bem com filme plástico e antes de abrir com o rolo deixe voltar à temperatura ambiente. Beijos!

Related Posts with Thumbnails